Versão final do programa de metas para M´Boi é apresentada

Audiência devolutiva também elegeu a comissão eleitoral do Conselho Participativo da região.

Cerca de 130 pessoas, entre moradores e representantes de entidades locais, compareceram à audiência devolutiva do Programa de Metas na Subprefeitura M´Boi Mirim, em 24 de agosto último. A representante da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sempla) apresentou a versão final do plano de investimentos para a região até o final desta gestão em 2016. São 38 metas regionais, divididas pelos três eixos temáticos do programa.

Para melhorar a mobilidade urbana de M´Boi Mirim, serão executados por exemplo o Plano Viário Zona Sul, que inclui a duplicação da Estrada M´Boi Mirim em 5,5 km de extensão, o novo Terminal Jardim Ângela e a requalificação do corredor de ônibus M´Boi Mirim/Santo Amaro num trecho de 16 km.

No campo da educação, serão construídos mais 12 CEIs (Centros de Educação Infantil) e 10 EMEIs (Escola Municipal de Educação Infantil), num total de 6.870 novas vagas para a educação infantil da região. Para a saúde, haverá a recuperação e readequação dos Hospitais M´Boi Mirim e Campo Limpo, instalação de uma unidade da Rede Hora Certa, uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e um Centro Dia à população idosa.

Já os investimentos em habitação, que incluem recursos federais do PAC, estarão destinados a construir pouco mais de duas mil unidades habitacionais. Além disso, os programas de Urbanização de Favelas, Regularização Fundiária e Mananciais beneficiarão perto de 35 mil famílias locais.

Na esfera do meio ambiente, o programa de metas prevê a criação de cinco ecopontos, implantação de um Polo de Educação Ambiental, coleta seletiva no Jardim Ângela e Jardim São Luís, além de 6 km de vias cicláveis e 1,2 mil mudas de árvores plantadas. A área da cultura também não ficou de fora e será contemplada com a implantação de um novo equipamento cultural e da reforma da Casa de Cultura do M´Boi Mirim, situada no Largo do Piraporinha, que será transformada em um Centro Cultural de Referência.

Ao final, a população votou nas três metas consideradas prioritárias para já iniciarem em 2014. Em outubro, haverá uma nova audiência devolutiva na subprefeitura para apresentar a viabilidade técnica e orçamentária das três metas mais votadas. “A região de M´Boi Mirim ainda precisa de muita coisa. Mas já é um bom começo. Agora a comunidade e entidades organizadas devem se unir para acompanhar e fiscalizar as obras quando começarem”, opina Maria dos Anjos Pires da Silva, líder do Grupo de Amigos Fé e Luz, presente na audiência.

A lista completa das metas por cada subprefeitura da cidade está disponível no site Gestão Urbana.  

Conselho Participativo Municipal
Na mesma ocasião da audiência devolutiva do Programa de Metas, também foi escolhida em votação popular a comissão eleitoral do Conselho Participativo Municipal da Região. Foram nomeados quatro munícipes para a função. São eles: Juarez Pereira de Santana, Atílio de Brito, Jailton Batista Estevam e Josiane dos Santos Oliveira.

Contando com quatro representantes da sociedade civil e um do poder público designado pelo subprefeito, a comissão cuidará do edital da eleição, do recebimento da inscrição dos candidatos, além de supervisionar, efetivamente, o pleito na região. Saiba mais sobre as regras e o cronograma de inscrição e eleição do Conselho Participativo no site


 O subprefeito (no centro) e os membros escolhidos da comissão eleitoral do Conselho Participativo da região.