PREFEITURA DE SÃO PAULO

Prefeitura inicia a canalização do córrego Ponte Baixa

Criação de parque linear e novo sistema viário também fazem parte do projeto. Obra beneficiará cerca de 550 mil moradores

08/03/2013 18h18

Bastaram apenas dois meses da nova administração municipal para uma reivindicação antiga de quatro décadas ser finalmente atendida. No último dia 23 de fevereiro, o prefeito veio ao bairro Jardim São Luís, na região do M’Boi Mirim, para oficializar o início das obras de canalização do córrego Ponte Baixa. Os trabalhos de alargamento e aprofundamento da calha serão executados numa extensão de aproximadamente 3 km, entre a sua foz no Rio Guarapiranga e a Estrada M’Boi Mirim, incluindo 900 m do córrego afluente Jardim Letícia.

As obras de canalização dos córregos Ponte Baixa e Jardim Letícia têm o objetivo de eliminar os alagamentos que interferem no já caótico trânsito da região e da Estrada M'Boi Mirim, afetando cerca de 550 mil moradores de vários bairros, como Jardim Mazza, Jardim Klein, Jardim Guarujá, Jardim Letícia, Jardim Novo Santo Amaro, Jardim Vergueiro e Jardim São Luis. Outras ações antienchentes a serem implantadas no canal são a construção de um reservatório de amortecimento (piscinão) com capacidade de 70 mil m³, na altura da Avenida Inácio Dias da Silva.

O conjunto de intervenções vai além da canalização e também visa melhorar o trânsito e o paisagismo local. Para isso, o projeto contempla a criação de parque linear com ciclovia e áreas verdes, bem como a implantação de uma nova avenida margeando o córrego de ambos os lados, também numa extensão aproximada de 3 km. Serão construídos, ainda, viadutos de acesso às novas vias, que deverão estabelecer a ligação viária entre a Rua Daniel Klein e a Avenida Guido Caloi.

Parceria federal

O empreendimento está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), do Governo Federal. O valor total estimado da obra é de R$ 400 milhões. O contrato foi assinado em 18 de fevereiro com o Consórcio Camargo Corrêa/Mendes Júnior e tem prazo previsto de execução de 36 meses