Subprefeitura implanta EcoPonto no Jd. Ângela

A obra de adequação da área para implantação do EcoPonto do Jd. Ângela já está concluída. A Ecourbis está treinando funcionários que prestarão serviço no local, enquanto a Subprefeitura cuida das últimas providências técnicas, como ligação de telefone, água e energia. Até o final do mês de maio esse novo serviço estará pronto para atender a população.
O EcoPonto consiste basicamente em uma área destinada ao depósito voluntário de materiais inservíveis, como resíduos da construção civil, móveis velhos, sobras de podas de árvore, pneus e outros materiais volumosos. A entrega diária é limitada a 1 metro cúbico por pessoa.
Com a implantação desse serviço, a Subprefeitura M’Boi Mirim espera contar com a colaboração da comunidade para acabar com a prática ilegal do depósito irregular de entulhos nas vias públicas. “Esse é mais um esforço da Subprefeitura para manter a ordem e a limpeza do espaço público”, afirma o Subprefeito.
O EcoPonto está localizado na esquina da Rua Dr. Geraldo Cardoso de Melo Filho com a Rua Antonio Fortino.
Saiba Mais:
1. O que são EcoPontos?
São Pontos de Entrega Voluntária de Materiais Inservíveis (que não servem mais, como entulho da construção civil e objetos volumosos). É uma solução para acabar com o despejo desses materiais em vias públicas, rios e terrenos baldios, que acabam por gerar problemas de enchentes, saúde pública e onerando o orçamento municipal.
2. O que eu posso entregar no EcoPonto?
Todos os resíduos da construção civil, desde cimento, entulho e tijolo, restos de azulejos e madeiras. Móveis velhos, sobras de poda de árvore e outros materiais volumosos também podem ser levados aos EcoPontos.
3. É preciso pagar pelo serviço?
Não! O serviço do EcoPonto é gratuito.
4. Posso entregar qualquer quantidade?
Não! Existe um limite de recebimento diário de 1 metro cúbico por pessoa. Este volume de entulho equivale a aproximadamente a 25% de uma caçamba ou a uma caixa-d’água de mil litros.
5. Em que dias e horários o EcoPonto funciona?
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
6. Para onde vão os materiais entregues no EcoPonto?
Os entulhos são encaminhados a três aterros de inertes.Os materiais recicláveis como papel, metal e plástico são encaminhados às Centrais de Triagem do Programa de Coleta Seletiva Solidária. O material sem possibilidade de reaproveitamento é levado para os aterros sanitários.
7. Gero muito entulho. Devo contratar uma empresa?
Sim. O grande gerador deve contratar uma empresa especializada em serviços de coleta e transporte de entulho. Certifique-se de que ela mantém cadastro no LIMPURB e exija uma via do Controle de Transporte de Resíduos (CTR). Garanta que seu entulho vá para um local adequado, e não para um aterro clandestino. A relação das empresas cadastradas está no site www.prefeitura.sp.gov.br
8. Posso entregar lixo domiciliar no EcoPonto?
Não. Esse lixo deve ser colocado para a coleta regular, respeitando-se os dias e horários pré-estabelecidos.
9. Posso entregar lixo reciclável?
Sim. O EcoPonto encaminha esse material às centrais de triagem, para que seja reciclado.
10. Posso entregar lixo industrial ou hospitalar?
Não. A responsabilidade pelo transporte e pela destinação do resíduo industrial é de quem o produz. A Prefeitura coleta os resíduos dos serviços de saúde de pequenos e de grandes geradores, que obrigatoriamente devem ser cadastradas no LIMPURB, conforme a lei.