Prefeito inaugura CEU Guarapiranga, o segundo na região Sul

O prefeito inaugurou neste sábado (24) o CEU (Centro Educacional Unificado) Guarapiranga. Este foi o sétimo escolão inaugurado pela atual gestão e o segundo na Região Sul. Localizado na estrada da Baronesa, a estrutura cultural e educacional do CEU está distribuída em 36 mil metros quadrados. Ao todo são cinco blocos construídos - dois didáticos, um esportivo e cultural, um administrativo e o quinto onde estão instalados o refeitório, a biblioteca e o Telecentro - em 10,5 mil metros quadrados. O complexo atenderá 2.120 alunos.

"Todas as instalações estão sendo entregues para dotar os alunos que aqui estudam de condições de terem atividades esportivas e de lazer. O CEU também está sempre aberto à comunidade", disse o prefeito. "Com a inauguração deste equipamento continuamos avançando na nossa política pública de acabar com o terceiro turno na rede municipal, assim como acabamos com as salas e escolas de lata", ressaltou,

O secretário municipal de Educação, destacou a importância dos investimentos em Educação para dar qualificação aos jovens. "Só se consegue seguir adiante quando se tem boa educação. É por isso que o prefeito está investindo nesta área", afirmou o secretário, ressaltando a construção de 25 CEUs e 217 escolas pelo atual administração, além da ampliação em 40% das vagas em creches.

Localizado na estrada da Baronesa, a estrutura cultural e educacional do CEU está distribuída em 36 mil metros quadrados. Ao todo são cinco blocos construídos - dois didáticos, um esportivo e cultural, um administrativo e o quinto onde estão instalados o refeitório, a biblioteca e o Telecentro - em 10,5 mil metros quadrados.

O Bloco Didático, com capacidade para mais de 2 mil alunos, conta com 43 salas. Oito são destinadas às crianças do Centro de Educação Infantil (CEI), onde também funciona um berçário. A Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) tem oito salas de aula e atualmente atende 560 crianças; e a Escola Municipal de Educação Fundamental (EMEF) oferece 1.260 vagas e conta com 18 salas de aula, laboratório de ciências, informática, de leitura e salas de multiuso. Os professores têm ainda um espaço extra para as atividades com os alunos, nos solários construídos no piso térreo. O CEI funciona desde abril; a EMEI e a EMEF já estão funcionando desde fevereiro, em dois turnos: manhã e tarde.

Já no bloco esportivo e cultural foram construídas três piscinas (uma semi-olímpica, uma recreativa e outra infantil) e duas quadras poliesportivas, das quais uma descoberta e outra coberta, com piso flexível flutuante, revestido de isopor entre barrotes de madeira, o que causa o efeito amortecedor. Vestiários, áreas para recreação e teatro com palco semi-arena, com capacidade para 200 pessoas, fazem parte do complexo educacional. O prefeito também inaugurou no CEU Guarapiranga o 238º Telecentro da Capital, e o 116º da atual gestão.
Com a entrada em funcionamento do CEU Guarapiranga foi possível eliminar o terceiro turno (das 11h às 15h) em duas EMEFs da região: Carolina Rennó e Dezoito do Forte. Também participaram do evento deste sábado, subprefeitos, parlamentares, entre outros.