População de M’Boi Mirim ganha o terceiro CEU

CEU Vila do Sol, inaugurado no sábado (31) ajudou a eliminar o terceiro turno em duas EMEF’s da região

O prefeito inaugurou na manhã deste sábado (31) o CEU (Centro Educacional Unificado) Vila do Sol, localizado em M'Boi Mirim, na Zona Sul da Capital. É o oitavo dos 25 novos centros planejados pela Prefeitura a ser entregue à população. A meta é entregar, até o fim deste ano, outras 17 unidades. O CEU Vila do Sol ajudou a eliminar o terceiro turno de duas EMEFs da região. O prefeito foi acompanhado durante a inauguração pelos secretários da Educação, de Infra-estrutura Urbana e Obras,  de Participação e Parceria, e pelo secretário-adjunto de Infra-estrutura Urbana e Obras.

"Serão 25 novos CEUs na nossa gestão, num contexto de construção de 217 novas escolas. Portanto, todos nós que temos a responsabilidade de fazer a gestão da Cidade de São Paulo ficamos muito felizes de atingir as nossas metas. São mais escolas, mais CEUs, servidores bem remunerados, em especial os professores, com programas que procuram melhorar a qualidade do ensino, metas bem definidas e programas de avaliação", comemorou o prefeito.

O Bloco Didático do CEU Vila do Sol já funciona desde fevereiro deste ano, atendendo 1.943 alunos, em 41 salas de aula (9 para a CEI, 9 para EMEI e 23 para EMEF), que são utilizadas conforme a necessidade da região, incluindo laboratório de ciências, sala de informática e espaços multiuso. "A secretaria priorizou o funcionamento e a construção das escolas, que são o coração do CEU. Ao mesmo tempo, com os devidos cuidados, prosseguiram as obras do Bloco Esportivo e Cultural. Foi possível, assim, garantir um bom atendimento aos jovens e às crianças dessa comunidade", afirmou o secretário da Educação.

Este novo CEU absorveu alunos que antes estudavam nas EMEFs Chácara Sonho Azul e José Blota Júnior, eliminando o terceiro turno, das 11h às 15h, nessas unidades. Uma das principais metas desta gestão é aumentar de quatro para cinco horas diárias a permanência dos alunos nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino. Para tanto, até o final deste ano a Prefeitura deve entregar 217 novas escolas, sendo 75 dentro dos novos CEUs, que ajudarão a acabar com o terceiro turno.

Com a finalização das obras, o CEU Vila do Sol oferece à comunidade três piscinas (uma semi-olímpica, outra recreativa e uma infantil), duas quadras poliesportivas, sendo uma coberta, um campo de futebol de terra e areia, e um anfiteatro com 188 lugares. O Complexo conta também com prédio administrativo, bloco para o refeitório principal, biblioteca e Telecentro, que também foi inaugurado nesse sábado, o 241° em funcionamento na Cidade, realizado pela Secretaria de Participação e Parceria. A meta é, até o final do ano, ter 300 equipamentos em funcionamento, atuando na promoção da inclusão digital.

Durante a inauguração, a comunidade participou de inúmeras apresentações em comemoração ao novo CEU. As crianças se divertiram com o Teatro de Bonecos Mamulengo e todos puderam assistir à apresentação do grupo de street dance do CEU Casa Blanca, da fanfarra da EMEF Euclides da Cunha e dançaram ao som da bateria da escola de samba Estrela do Terceiro Milênio.

Nos novos CEUs, as áreas esportiva e cultural estão mais distantes das escolas, o que faz com que as atividades simultâneas possam ser realizadas com facilidade. As creches foram construídas no pavimento térreo, para facilitar a entrada e a saída das crianças menores. A ampliação do número s de vagas na escola de ensino fundamental permite que o aluno que cursou a educação infantil no CEU prossiga seus estudos na mesma unidade até a conclusão do 8° ano. O CEU Vila do Sol foi construído num terreno de 32.300 m², ocupando 11.205 m².