Famílias do Jd. Novo Santo Amaro recebem título de regularização fundiária

A Prefeitura da Cidade de São Paulo entregou neste sábado (21), seiscentos títulos de concessão de uso de terra para famílias que moram em áreas irregulares. Dentre elas, cento e dezessete são do Jd. Novo Santo Amaro II, distrito do Jd. São Luiz. A iniciativa é parte do programa de regularização fundiária da Secretaria Municipal de Habitação, que regulariza áreas ocupadas irregularmente.

Com esse título essas famílias passam a ter segurança na posse de seu imóvel e a posse passa a ser reconhecida e legalizada pela prefeitura. A regularização propicia, também, a oficialização de logradouros que possuem endereço informal. Dessa forma, os moradores passam a ter acesso à aquisição de créditos e financiamentos para efetuar melhorias em suas residências.

Para a obtenção do título, a família tem que residir no local há, no mínimo, doze anos e a área ocupada não pode ser superior a 250 m2. Além disso, o morador não pode ser proprietário ou concessionário de outro imóvel.

Dentre as famílias beneficiadas do Jd. Novo Santo Amaro está a de Zenaide Maria Santos da Silva, que mora no bairro há 15 anos. Ela morava com o marido e os três filhos em uma casa alugada no Jd. Vaz de Lima. Há quinze anos, o marido vendeu um “fusquinha” da família e ela rapidamente, “antes que o dinheiro acabasse”, adquiriu um terreno no Jd. Novo Santo Amaro. Mas o terreno ficava em uma área da Prefeitura. Levantaram uma casa de 4 cômodos, ainda inacabada, onde vive até hoje com a família. Zenaide garante o sustento de seus três meninos vendendo iogurte de porta em porta. “Minha maior expectativa agora é poder melhorar a minha casa e que a prefeitura possa melhorar a nossa rua”.

De acordo com o Prefeito, um dos maiores desejos do ser humano é a aquisição da casa própria. “Hoje essas seiscentas famílias estão realizando esse sonho”, declara. Para ele, a entrega desses títulos representa a Prefeitura colaborando para a realização do sonho dessas pessoas. “O simbolismo da entrega desses títulos é para que vocês sintam a prefeitura próxima de vocês, não apenas na concessão do título, mas também na construção de benefícios no bairro, para que vocês tenham mais conforto e possam morar com dignidade”, finaliza.

De acordo com a Secretaria Municipal de Habitação, essa segunda fase do Programa de Regularização Fundiária abrange 108 áreas da cidade. Até o final do ano 23 mil títulos serão entregues em toda a capital.