Kit mãe paulistana de número 300 mil é entregue no Hospital Municipal de M’Boi Mirim

A Prefeita em exercício entregou, na manhã de sábado (9), o kit Mãe Paulistana de número 300 mil. A entrega simbólica ocorreu na maternidade do Hospital Municipal de M’Boi Mirim, em comemoração ao dia das mães. Isabela Dantas da Gama é a mãe que foi contemplada com o tricentésimo milésimo enxoval. Além dela, outras sete mães também receberam os enxovais das mãos da prefeita em exercício.
O kit, totalmente gratuito, contém uma bolsa grande impermeável, com 16 itens necessários nos primeiros meses de vida do bebê: cobertor, manta, conjuntos de roupas e meias.
“Há quase quarenta anos, luto para que as mulheres que buscam a rede pública tenham bom atendimento na área ginecológica. Agora vejo que, na gravidez e no parto, as mulheres paulistanas estão muitíssimo bem atendidas", comemora a vice-prefeita.
Balanço do programa
A Rede de Proteção à Mãe Paulistana prevê garantia de consultas de pré-natal, local de realização do parto, vale transporte e enxoval. Desde sua implantação, em 2006, até abril de 2009, já realizou mais de 336 mil partos no município de São Paulo. Depois do nascimento, o bebê continua tendo consultas de reavaliação durante o primeiro ano de vida.
O programa também facilita o acesso das gestantes ao vale-transporte: já foram mais de 260 mil cartões da SPTrans entregues, o que possibilitou mais de 1,9 milhão de consultas de pré-natal. Depois do parto - em que a mãe já sabe antecipadamente onde vai dar à luz - ela recebe o enxoval, com 16 itens básicos para os primeiros meses de vida do bebê. O Programa beneficia diretamente os recém-nascidos. Ele prevê uma assistência especializada após o nascimento com tempo de permanência hospitalar de pelo menos 48 horas. Isso ajuda no estímulo ao aleitamento materno e permite a coleta dos exames de Triagem Neonatal antes do retorno para casa.
Para se inscrever no Mãe Paulistana, a gestante deve procurar a UBS mais próxima de sua residência.