Subprefeitura flagra aterro clandestino nas proximidades da Represa Guarapiranga

A Subprefeitura M'Boi Mirim coordenou, na noite desta sexta-feira, 17/07, uma ação de fiscalização em um bota-fora clandestino, nas proximidades da represa Guarapiranga. O terreno, com cerca de 24 mil m2, fica na esquina da Av. Nova Arcádia com a Estrada da Baronesa, a aproximadamente 700m da represa e nas margens do córrego Itupu.
A irregularidade foi descoberta no final da tarde, quando o subprefeito Carlos Roberto Fortner e técnicos da Defesa Civil faziam uma vistoria para monitoramento de área de risco no bairro Alto do Riviera. Ao subir em uma encosta, avistaram o terreno, murado e repleto de entulho. No momento, caminhões e máquinas descarregavam lixo. Imediatamente foram acionadas as Policias Civil e Militar, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente e a GCM Ambiental. Os caminhões conseguiram fugir e as máquinas, uma pá carregadeira e um trator de esteira, foram apreendidas pela Policia Civil. Estima-se que a irregularidade ocorria há cerca de três semanas, já que nas últimas vistorias realizadas, nada havia sido observado.
A Subprefeitura e a Secretaria do Verde lavraram autos de inspeção, intimação, e infração. O proprietário foi determinado a encerrar as atividades e tem 48h para apresentar licença de funcionamento e licenciamento ambiental. A partir daí será calculado o valor das multas e a penalidade, com base no artigo 56 da lei 9605.
Foi registrado Boletim de Ocorrência no 100º DP.