Cuidando da Saúde

Investimentos melhoram atendimento na região

Em agosto, a Prefeitura - por meio da Secretaria Municipal de Saúde - em parceria com a Associação Comunitária Monte Azul, começou uma série reformas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na região de M’Boi Mirim. No mês passado, a primeira UBS contemplada foi a Jd. Horizonte Azul.

No local, foram construídas novas salas de curativos, vacina, acolhimento, inalação e emergência /observação, além da troca do telhado da recepção. A obra foi concluída na última semana de agosto.

E no início deste mês, mais uma reforma foi concluída - a UBS Jd. Celeste. A unidade teve sua área duplicada, para facilitar a circulação e acessibilidade no espaço. Foram criadas novas salas de espera, sala de reuniões de grupos e nova recepção. Além de salas de vacina, curativo, inalação, medicação e observação. Tudo isso para melhor atender os usuários. E em breve, serão instalados um centro odontológico e a AD (Assistência Domiciliar), assim o atendimento será mais completo.

Atualmente, a Unidade Básica de Saúde Jardim Celeste, atende uma área de quatro mil famílias e faz aproximadamente 120 atendimentos por dia.

Juliana Sapatino, mãe do Matheus e moradora da região, destaca os benefícios da reforma, “o espaço da UBS era bem pequeno. Com essa reforma, até os atendimentos melhoraram” ressalta Juliana, que frequenta a UBS desde o nascimento do seu filho “O Matheus tomou todas as vacinas aqui”, conta.

Segundo Neusa Machado da Silva, que faz parte do Conselho Gestor da Unidade Básica Jd. Celeste, “o atendimento melhorou muito, não há posto melhor que o nosso e hoje, ele está completo”.
Próxima parada: Reforma UBS Zumbi dos Palmares
Já na UBS Zumbi do Palmares, a reforma começou no início do mês e tem previsão de término na primeira quinzena de outubro. Na unidade serão feitas adequações estruturais para melhora do fluxo dos usuários.

A farmácia que hoje fica em um local de difícil acesso para pessoas de mobilidade reduzida, será alocada em uma área mais acessível, facilitando a dispensação dos medicamentos, assim como a sala de vacina, que também será disposta em um novo espaço mais acessível.

A recepção, a sala de curativo e inalação, serão reformadas para adequação da estrutura, além da criação de nova sala de reunião para os usuários e banheiro adaptado para deficientes físicos.