900 mil crianças devem receber segunda dose da vacina contra a Poliomielite

Ação, que ocorre neste sábado (19/9) das 8h às 17h, é voltada para menores de cinco anos

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite ocorre neste sábado (19/9). Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos, com menos de cinco anos, para receber a vacina. A meta é imunizar cerca de 900 mil crianças.
As unidades básicas de saúde (UBSs) e os postos volantes vão funcionar das 8h às 17h. A relação dos locais pode ser consultada pela Central de Atendimento 156 ou no portal www.prefeitura.sp.gov.br/saude.
A vacina contra a poliomielite é aplicada via oral, de forma rápida, segura e indolor. A criança toma apenas duas gotas, o que corresponde a uma dose.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com uma equipe de 11.556 profissionais, espalhados entre 1.402 postos. Desses, 580 serão unidades com multivacinação, em que poderão ser recebidas outras vacinas, como a BCG (contra as formas graves da tuberculose), contra hepatite B e rotavírus, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemofilo influenza tipo b).
A poliomielite, em sua forma mais grave, pode deixar sequelas. A facilidade de movimentação das pessoas favorece a disseminação do vírus, que pode ser reintroduzido em um país que já não apresenta mais casos. No Brasil, os últimos registros ocorreram no Rio Grande do Norte e na Paraíba em 1989. Desde então, não houve mais ocorrência devido à realização de campanhas de vacinação.
Aproveitando a oportunidade, outras vacinas serão aplicadas neste sábado como a BCG (vacina contra a tuberculose), contra a Hepatite B, tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e tetravalente (contra difteria, tétano, coqueluche e hemófilo influenza tipo b). Então, não esqueçam de levar a caderneta de saúde.
Aqui em M’Boi Mirim, todas as 32 UBS serão postos de vacinação. Não deixem de trazer seus filhos.