Prefeitura inicia construção de novas galerias do Córrego São Luís, na Zona Sul

Intervenção, que beneficiará 267 mil pessoas da região, irá combater as recorrentes enchentes que atingem a Praça João Fernandes Camisa Nova e Rua Arlindo Fraga de Oliveira

Sala de Imprensa - Prefeitura de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), deu início neste domingo (12) à construção das novas galerias do Córrego São Luís, na Subprefeitura M’Boi Mirim, Zona Sul. As intervenções irão beneficiar mais de 267 mil pessoas que moram na região. Com investimento de R$ 78,1 milhões, a edificação irá combater as recorrentes enchentes que atingem, principalmente, a Praça João Fernandes Camisa Nova e Rua Arlindo Fraga de Oliveira.

Representantes no palco do evento - Foto: Julio Cesar de Oliveira

"Com esta obra, que conta com a colaboração de 200 trabalhadores, poderemos, definitivamente, resolver os problemas das enchentes que ocorrem nesta área. Será uma canalização nova, uma nova galeria. Faremos um córrego, paralelo, subterrâneo, com extensão de 1,3 km, que será inaugurado em um ano", anunciou o prefeito Ricardo Nunes.

As novas galerias, que irão aumentar a capacidade de vazão do Córrego São Luís, melhorando assim o sistema de drenagem do bairro, serão implantadas nas ruas Geraldo Fraga de Oliveira e Aurélio Duarte de Oliveira, além da Avenida Maria Coelho Aguiar, até desaguar no Rio Pinheiros. A extensão do novo túnel para passagem das águas é de aproximadamente 1.414 metros, com diâmetro que varia entre 2,4 e 2,8 metros.

Planta das obras do Jardim São Luís - Foto: Julio Cesar de Oliveira

Para reduzir ao máximo o impacto do trânsito na região, as galerias serão construídas por meio do método conhecido como “tunnel liner”, quando as escavações acontecem diretamente no subsolo, sem a necessidade de interdições em ruas e avenidas. Estima-se que a obra irá gerar até 1.400 empregos diretos e indiretos.

Também fazem parte das ações previstas no contrato a pavimentação das ruas Aurélio Duarte Oliveira e Geraldo Fraga de Oliveira. Serão implantadas, ainda, novas bocas de lobo no encontro das ruas Geraldo Fraga e Angelino Rondanin.

"A Prefeitura de São Paulo está promovendo estas e várias outras obras de drenagem, de recuperação dos nossos viadutos, em escolas e de mobilidade, para melhorar a vida da população", enfatizou o secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras, Marcos Monteiro.

Para a moradora Marcela Facchina, a construção das novas galerias do Córrego São Luís representam a realização de um sonho. "Começamos a reivindicar essa obra em 2016. Depois, veio a pandemia, mas, agora, nosso desejo vai se tornar realidade e haverá uma melhora na minha vida e de todos os que moram por aqui".

Reservatório

Por meio da SPObras, a Prefeitura está executando a construção de um reservatório para o Córrego Morro do S, canalização do Córrego Água dos Brancos, além do prolongamento da Av. Carlos Caldeira Filho.
Outras ações também estão em curso na Subprefeitura M’Boi Mirim. Está sendo realizada a contenção de um muro na CEMEI Parque do Lago, a recuperação de uma passarela na Rua Jacques Le Mercier e a contenção e recuperação de um talude na Rua Afeganistão.