São Paulo vence Goiás nos pênaltis e é campeão da Taça das Favelas Nacional 2022

Jogo foi decidido nos pênaltis após empate em 0x0 no tempo normal

Assessoria de Imprensa e Comunicação M'Boi Mirim

No último sábado (19), na Arena Barueri, a Seleção de São Paulo venceu a Seleção de Goiás nos pênaltis e se tornou campeã da primeira edição da Taça das Favelas Nacional, evento organizado pela CUFA (Central Única das Favelas), juntamente com outros órgãos municipais da cidade de São Paulo.

O JOGO

A Seleção de Goiás dominou grande parte da partida e foi quem criou as oportunidades mais claras de gol durante o jogo, principalmente em jogadas individuais do camisa 10 - o meio campista Bruno José, e do atacante Maranhão. Inclusive no primeiro tempo, foi em uma jogada do camisa 11 que o time do centro-oeste quase abriu o placar: o atacante recebeu na ponta direita e, de primeira, cruzou na área paulista. A defesa de São Paulo parou no lance e deu sorte que o atacante goiano, Erik Cauã, não conseguiu pegar de maneira correta na bola e acabou desperdiçando a oportunidade.

O time de São Paulo não conseguia furar a boa defesa de Goiás. As únicas boas oportunidades da equipe paulista saíam dos pés do camisa 10, Danilinho, que abusava das jogadas individuais e cruzamentos na área goiana - que acabava não encontrando seus companheiros. Por outro lado, Bruno José e Maranhão continuavam levando perigo ao gol defendido por Miquéias.

Já na segunda etapa, o jogo esfriou e os times diminuíram o ritmo, optando por mais trocas de passes, cruzamentos e chutes de longe. A melhor jogada do segundo tempo foi um escanteio curto de Maranhão que encontrou Gildean sozinho na área para marcar. Contudo, o camisa 14 não conseguiu cabecear como queria e mandou a bola para fora. Com a igualdade no placar, a decisão foi para os pênaltis.

E nos pênaltis, a equipe paulista se consagrou campeã: 5x4. O time goiano começou batendo e converteu suas cobranças com Gildean, Kauã, Maranhão e Paulo Henrique. Erik Cauã acabou parando no goleiro Miqueias. Já na Seleção de São Paulo, Edgar, Ítalo, Kauan e Kaio fizeram seus gols. A última e derradeira ficou nos pés de Danilinho. O camisa 10 paulista bateu alto, sem chances para o goleiro Gabriel, e fez com que o título ficasse em São Paulo.

Na final feminina do torneio, também disputada na Arena Barueri, a equipe do Rio de Janeiro se consagrou campeã ao vencer por 1x0 a Seleção de São Paulo com gol da carioca Tuane.

Seleção de São Paulo posando com o troféu Jair da Matta - Foto: Gabriel Caetano

 

O TORNEIO

Idealizada e organizada pela CUFA, essa foi a primeira edição da Taça das Favelas Nacional. Conhecido também como ‘’Favelão’’, o torneio reuniu os principais destaques das edições estaduais do campeonato. Cada estado participante do campeonato passou por uma peneira com jogadores que disputaram as primeiras Taça das Favelas e foram montadas seleções masculinas e femininas com até 16 atletas - que iriam representar seu estado no torneio nacional.

Ao todo, 16 estados participaram da primeira edição do Favelão. Sorteados em 4 grupos com 4 equipes, os melhores colocados de cada grupo se enfrentavam em uma semifinal e posteriormente, na final. Todos os jogos da fase de grupos, até a semifinal, foram disputados no CE Vicente Feola, na Vila Manchester, Zona Leste da cidade.