Maio é marcado pelo movimento do Maio Amarelo; conheça mais sobre a ação e sua história

Movimento acontece no Brasil desde 2014 e tem ganhado força durante os últimos anos

Acompanhando os sucessos dos movimentos do Novembro Azul e Outubro Rosa, nasceu no Brasil a ação do Maio Amarelo, que tem como principal objetivo alertar as pessoas sobre os altos índices de acidentes e mortes no trânsito em todo o mundo. A ação, que ocorre desde 2014 no país, se tornou um dos principais símbolos de conscientização das pessoas no trânsito, a fim de colocar em pauta a segurança viária e mobilizar o maior número de pessoas e entidades no movimento.

O MOVIMENTO

Criada em 2014, a ação do Maio Amarelo já tinha seus inícios desde 2011. Em 11 de maio daquele ano, a ONU decretou que a passagem de 2010 até 2020 seria considerada a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por conta dos altos índices de acidentes viários ao redor do mundo. Três anos depois, motivados pela ação da ONU, o Observatório Nacional de Segurança Viária criou o Movimento do Maio Amarelo, em razão da escolha do mês de maio, decretada pela ONU.

A escolha da cor amarela para simbolizar a ação se deve ao fato do amarelo ser a cor da advertência no trânsito. Assim, durante o mês de maio, as ruas se enchem de placas aos motoristas para que redobrem a atenção enquanto estão dirigindo. Já a escolha do laço deve-se ao fato de que virou símbolo de movimentos engajadores ao redor do mundo, como as campanhas do Janeiro Branco, Fevereiro Roxo e Laranja e os já citados Novembro Azul e Outro Rosa.

A preocupação constante em reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito têm crescido ao redor do mundo nos últimos anos, fazendo com que os motoristas aumentem a segurança enquanto dirigem, preservando sua vida e a dos outros. A intenção é chamar a atenção de todos: sociedade civil, poder público e empresas para que juntos, a segurança no trânsito seja um dos pilares ao redor do mundo.