Prefeitura de São Paulo começa a realizar Oficinas Presenciais para discussão do Plano Diretor SP

Além das oficinas, Prefeitura também realizará audiências temáticas virtuais no YouTube e Microsoft Teams

Assessoria de Comunicação e Imprensa M'Boi Mirim

A Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL), por meio da Prefeitura de São Paulo, começa a realizar, a partir do dia 7 de maio, as Oficinas Presenciais para discussão intermediária do Plano Diretor SP. Ao todo, serão 32 oficinas, uma por cada Subprefeitura, permitindo aos munícipes que escolham aquela mais perto de casa ou trabalho. O objetivo será ouvir a população e identificar os limites do processo revisional e seus temas prioritários.

As oficinas serão abertas a todos os cidadãos e entidades da sociedade civil. Elas acontecerão nos quatro primeiros sábados do mês de maio (07, 14, 21 e 28), das 9h às 12h.

Dentro do calendário da SMUL, ainda competem as audiências temáticas virtuais, que completam o Plano Diretor SP. As audiências se iniciaram no dia 3 de maio, divididas por temas e datas, sendo elas:

  • Mobilidade - 3 de maio
  • Habitação - 5 de maio
  • Patrimônio e Políticas Culturais - 9 de maio
  • Ordenamento Territorial - 11 de maio
  • Meio Ambiente e Mudanças Climáticas - 17 de maio
  • Desenvolvimento Econômico Sustentável - 19 de maio
  • Desenvolvimento Social - 23 de maio
  • Instrumentos de Política Urbana e Gestão Ambiental - 25 de maio
  • Gestão Democrática - 31 de maio

Todas as audiências acontecerão de forma virtual e serão transmitidas pelo canal oficial da SMUL no YouTube e também pela plataforma Microsoft Teams. Elas terão início às 19h.

Você pode conferir os links de acesso do YouTube, Microsoft Teams, além dos locais das Oficinas Presenciais no site oficial do Plano Diretor SP e também pelos canais oficiais da SMUL, pelo Facebook e Instagram.

O que é o Plano Diretor SP?

O Plano Diretor Estratégico é uma lei municipal que orienta o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município. Elaborado com a participação da sociedade, é um pacto social que define os instrumentos de planejamento urbano para reorganizar os espaços da cidade e garantir a melhoria da qualidade de vida da população.
Ao propor caminhos para atingir esses objetivos, o PDE busca compatibilizar as ações do poder público e da iniciativa privada para que o planejamento do município atenda às necessidades coletivas de toda a população.

O Plano Diretor, em vigor desde 31 de julho de 2014, tem como principal diretriz aproximar emprego e moradia. O atual PDE prevê o horizonte até 2029 para que seus objetivos sejam alcançados.