PREFEITURA DE SÃO PAULO

8 de Março: Dia Internacional da Mulher

Conheça mais sobre o dia de luta e representatividade para as mulheres

08/03/2022 12h28

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Hoje, 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher. A data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e simboliza a luta das mulheres por igualdade de direitos, desde o início do século XX.

História do Dia Internacional da Mulher

Algumas ações históricas resultam na luta das mulheres por meio de manifestações e greves, relacionadas ao mês de março. A primeira história é sobre um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na empresa Triangle Shirtwaist Company, devido as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica, além das portas estarem trancadas no momento do incêndio, vitimando 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens. Esse incidente é considerado um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

Depois da Segunda Guerra Mundial, aos poucos, 8 de março ganhou força tornando o tradicional Dia Internacional da Mulher, como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo mundo e em todos eles haviam mulheres nas ruas, protestando e reivindicando sua notoriedade. Nos dias atuais, ainda vemos mulheres lutando e buscando o seu espaço, trabalhando e exercendo o seu papel, que é de direito fundamental para a sociedade.

Créditos foto de capa: Brasil Telemedicina