Fevereiro Laranja e Roxo: saiba mais sobre as campanhas de prevenção e conscientização sobre lúpus, fibromialgia, alzheimer e leucemia

Segundo mês do ano é marcado por campanhas de conscientização e prevenção

Assessoria de Comunicação e Imprensa

Nos últimos tempos, campanhas de conscientização e prevenção de algumas doenças estão sendo marcantes em alguns meses do ano através de cores. A exemplo, podemos citar duas das mais famosas: Outubro Rosa, marcada pela campanha de prevenção contra o câncer de mama, e o Novembro Azul, usada para lembrar os homens sobre a importância da prevenção sobre o câncer de próstata.

Com isso, em Fevereiro não poderia ser diferente. O segundo mês do ano é palco de duas campanhas muito importantes: Fevereiro Roxo e Laranja. A primeira abrange três doenças: lúpus, fibromialgia e alzheimer. Já a segunda tem como objetivo lembrar sobre uma doença muito comum que ainda atinge muitas pessoas: a leucemia. Vamos conhecer mais sobre essas campanhas?

Fevereiro Roxo

Criada em 2014 em Uberlândia (MG) e com o lema ‘’se não houver cura, que ao menos haja conforto’’, a campanha do Fevereiro Roxo é utilizada para falar sobre três doenças muito delicadas: o lúpus, a fibromialgia e o alzheimer. Por mais que sejam diferentes em vários aspectos, as três têm um ponto em comum: são incuráveis. Assim, o Fevereiro Roxo tem como principal objetivo o tratamento precoce dessas doenças, fazendo com que seus portadores possam viver suas vidas normalmente.

Lúpus, Fibromialgia e Alzheimer

Falando especificamente sobre as doenças que o Fevereiro Roxo abrange, falamos primeiro da lúpus. A lúpus é uma doença autoimune, ou seja, onde o próprio sistema imunológico começa a atacar a pessoa. Sendo uma doença crônica, seu tratamento precoce é indispensável para reduzir e controlar os sintomas. Os mais frequentes são inflamações das articulações, mal-estar, cansaço, dor de cabeça, febre, emagrecimento involuntário, diminuição do número de células do sangue e alterações na pele.

Já a fibromialgia é uma doença um pouco menos conhecida. Mesmo com sintomas considerados como ‘’comuns’’ (dor generalizada, fadiga, formigamentos e dificuldades cognitivas), a fibromialgia não deve ser subestimada. As pessoas afetadas começam a ter problemas em fazer exercícios físicos, devido às dores e a fadiga, Além disso, também podem apresentar problemas de sono, como apneia e insônia, e em casos mais graves, podem apresentar altos quadros de depressão. A doença geralmente atinge mulheres de 30 a 60 anos, mas também pode aparecer na adolescência. Além disso, pessoas com histórico familiar da doença também têm mais chances de apresentar a doença.

Por fim, mas não menos importante e a mais conhecida, o alzheimer. Descrita pela primeira vez em 1906 pelos psiquiatra Alois Alzheimer, o alzheimer é uma doença neurodegenerativa. Ou seja, é uma doença que causa a morte dos neurônios. Dentre os principais sintomas, estão a incoerência na fala e a perda de memória recente. A doença se associa à idade avançada, com o desgaste dos neurônios, mas também pode aparecer de forma prematura, em casos onde a pessoa tem histórico de alzheimer na família. Mesmo sendo uma doença incurável, existem tratamentos terapêuticos que diminuem os sintomas, principalmente em estágios iniciais.

Fevereiro Laranja

A campanha do Fevereiro Laranja é voltada para a prevenção e conscientização sobre a leucemia e a importância da doação de medula óssea. Segundo os dados do Instituto Nacional do Câncer (InCA), a leucemia ocupa a 9ª posição nos tipos de câncer mais comuns entre os homens e o 11º lugar entre as mulheres. Além disso, estimativas do triênio de 2020-2022 apontam que serão diagnosticados mais de 10 mil novos casos de leucemia no Brasil.

A doença

A leucemia é uma doença causada pelo crescimento acelerado e anormal de células no sangue responsáveis pela defesa do organismo, os leucócitos. Com isso, o diagnóstico precoce e o tratamento aumentam as chances de cura. Por isso, os médicos alertam para sintomas como anemia, dores de cabeça e no corpo, fadiga, queda de imunidade, febres e hematomas e sangramentos espontâneos.

O Fevereiro Laranja é usado para alertar sobre possíveis sintomas, para a conscientização sobre a realização de exames e principalmente sobre a importância do transplante de medula óssea.

Contudo, o transplante de medula óssea é indicado em casos de alto risco. O primeiro passo é procurar familiares de primeiro grau em busca da compatibilidade de sangue. Caso não ache, o caso é registrado no banco de medula óssea. Os doadores voluntários são selecionados até achar a compatibilidade. Por fim, ao achar a compatibilidade, é realizada a coleta do material. Por isso, a doação voluntária é de extrema importância, uma vez que a chance de encontrar doadores compatíveis é baixa.