Novembro Azul: mês da prevenção ao câncer de próstata

Conheça mais sobre a criação do movimento e diagnósticos

O mês de Novembro é marcado pela campanha do Novembro Azul, ação criada em 2011 pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL) e que tem como objetivo conscientizar e educar os homens sobre os cuidados com sua saúde, principalmente sobre a prevenção do câncer de próstata. A campanha também visa alertar sobre os mais diversos cuidados com a saúde do homem, como o tratamento de problemas no coração e outros tipos de câncer, além de reeducar sobre hábitos saudáveis e sobre o bem-estar mental. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e representa cerca de 29% dos diagnósticos no Brasil. Além disso, dados de 2019 do Inca demonstram que durante esse período foram registradas cerca de 16 mil mortes no país por conta da doença.

Conhecendo a causa

 

A maior dificuldade que o Novembro Azul encontrou durante os últimos 10 anos desde sua criação foi de reeducar os homens sobre o cuidado com sua saúde. Em 2021, pesquisas realizadas pelo LAL com 1800 homens de 18 a 65 anos do Brasil, Argentina, Colômbia e México mostraram que cerca de 62% dos brasileiros e quase 74% dos latino-americanos só procuram tratamento médico quando estão sentindo dores em níveis altíssimos. 

Um dos principais fatores que contribuem com esses dados está ligado ao preconceito existente sobre o tratamento. Grande parte dos homens ainda têm muita aversão quanto ao exame de toque retal, um dos principais métodos de diagnosticar precocemente o câncer de próstata. Por mais que o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico) também seja um dos métodos mais comuns de detectar antecipadamente a doença, o toque retal ainda é o método mais eficaz, já que esse tipo de exame permite que o médico avalie uma possível alteração na glândula e o endurecimento de glóbulos suspeitos. Além disso, estudos da Sociedade Brasileira de Urologia e a Agência Brasil mostram que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados apenas com o exame de toque retal. 

 

Prevenção e tratamento

 

O diagnóstico precoce continua sendo a forma mais eficaz de tratamento ao câncer de próstata. Por mais que não ocorra a presença de sintomas, é indicado que homens acima de 45 anos procurem um urologista para conversar sobre os possíveis tratamentos. Além dos mais comuns, que são o exame de toque retal e o de sangue PSA, ainda existe a ultrassonografia transretal, que serve para analisar o tamanho da glândula e identificar possíveis alterações; a medição do jato de urina, que analisa a força e quantidade de urina em cada jato; e a biópsia, que analisa um pedaço da glândula para identificar tumores benignos ou malignos.

Os principais sintomas do câncer de próstata são: dores e/ou dificuldade de urinar; demora e/ou diminuição ao sair o jato de urina; sangue na urina e/ou no sêmen e a vontade constante de urinar durante o dia e a noite. Além disso, homens com histórico familiar de câncer de próstata, como pai, tio, irmãos que já desenvolveram a doença, além de obesos, e também homens negros têm mais chance de apresentar a doença.

O tratamento precoce do câncer de próstata aumenta em 90% as chances de cura da doença. Por isso, procure um médico e veja sobre as opções de tratamento e converse sobre o tema. Deixe o preconceito de lado. O tratamento precoce salva vidas.