No dia 4 de Novembro, é comemorado o Dia da Favela; conheça mais sobre a data e sua breve história

Data também é utilizada para lembrar sobre o Morro da Providência, a primeira favela do país

Assessoria de Comunicação M'Boi Mirim

 

Desde 1900, o dia 4 de Novembro é conhecido como o Dia da Favela. A data, muito conhecida no estado do Rio de Janeiro, que segundo o IBGE (2019), é o 5º estado brasileiro com o maior número de aglomerados subnormais, é usada para lembrar, celebrar e alertar sobre a luta que os moradores dessas regiões enfrentam. Falando da cidade de São Paulo, segundo o Mapa da Desigualdade (2020), dos 96 distritos da cidade, os dois que mais têm favelas são os do Jardim Ângela (53,27%) e Jardim São Luís (68,80%). Por vezes, o termo favela é usado de forma depreciativa. Contudo, são nesses locais de comunidade que muitas famílias acham um refúgio da opressão social e onde muitos sonhos de jovens começam a nascer. Mas, você sabe por que o dia 4 de Novembro foi escolhido como o Dia da Favela e qual foi a primeira favela do Brasil? Bom, vamos te contar. 

 

Morro da Providência: a primeira favela do Brasil

 

Localizado no bairro Gamboa, na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro, o Morro da Providência é considerado como a primeira favela do Brasil. E sua curiosa história tem forte ligação com a Guerra dos Canudos (1896-1897), combate armado entre os seguidores de Antônio Conselheiro e o Exército Brasileiro no município de Canudos, no interior da Bahia.

Em outubro de 1897, após a morte de Antônio Conselheiro e seus últimos seguidores, o Exército Brasileiro se saiu vitorioso dos combates. E mais felizes ainda estavam os soldados cariocas, que haviam ouvido das forças armadas que se ganhassem a Guerra, ao retornarem para o Rio de Janeiro, ganhariam moradias em sua cidade natal. Promessa essa que não foi cumprida. 

Ao voltarem ao Rio, ao final de 1897, e sem ter onde morar, os combatentes decidiram criar casebres em uma região de morro onde já haviam moradores despejados de cortiços. Assim, no início de 1898, nascia o Morro da Providência, que na época, era conhecido como Morro da Favela. E seu antigo nome também tem uma explicação. 

Durante os combates em Canudos, os soldados brasileiros se alocaram em um morro baiano conhecido como Favela, que tinha esse nome por conta de uma planta que encobria a região, conhecida como favela ou faveleira, que causava irritação na pele ao ter contato. Quando voltaram da Guerra e se instalaram no já habitado Morro da Providência, decidiram chamar o local de Morro da Favela, transferindo o nome da região que os abrigou durante os conflitos na Bahia. O nome ‘’favela’’ se estendeu aos novos morros do local, popularizando ainda mais o apelido. 

 

Morro da Providência (RJ), a primeira favela do Brasil - Foto: Reprodução

 

Dia 4 de Novembro de 1900, o 1º Dia da Favela

 

No dia 4 de Novembro de 1900, no Rio de Janeiro, o então delegado da 10ª Circunscrição e o Chefe da Polícia da época, Dr. Enéas Galvão, redigiram um documento dizendo que o Morro da Providência, precisava ser ‘’limpo’’, dando a entender que a região era suja de pessoas, além de outros adjetivos negativos. Na época, o morro ainda se chamava Morro da Favela. Assim, quando Enéas Galvão redigiu o documento, em 1900, três anos depois do nascimento do Morro da Providência, e utilizou o termo favela em um documento oficial, a ocasião ficou marcada pelos moradores da região, que decidiram eternizar o dia como forma de reconhecimento ao local que moravam. 

 

Jardim da Felicidade, no São Luis - Foto: Jessely Cardoso

 

Nos tempos atuais, a CUFA (Central Única das Favelas) é uma das maiores representantes das favelas no Brasil e no mundo. Criada em 1999 por jovens negros de várias favelas que tinham como objetivo expressar seus pensamentos, juntamente com os rappers Nega Gizza e MV Bill, e o ativista Celso Athayde, a CUFA atua em mais de 5 mil favelas pelo Brasil, em todos os estados, além de também agir em países como Bolívia, Chile, Estados Unidos, Alemanha, Hungria e Itália

A ONG tem como objetivo promover ações sociais na área do lazer, esporte, cultura e cidadania para as comunidades, dando uma nova oportunidade e perspectiva aos moradores do local. Dentro dessas atividades, podemos citar a Taça das Favelas, torneio de futebol de 90 equipes compostas por jovens da favela, que tem como objetivo promover o esporte nas comunidade e descobrir novos talentos para o mundo da bola e também o Prêmio Hutúz, ocasião que premiava artistas do mundo do rap e hip-hop, além de intervenções do grafite, skate e basquete.

 

A CUFA traz uma nova perspectiva de vida para os moradores das favelas - Foto: CUFA Brasil