Operação em Defesa das Águas (OIDA) executa ação contra loteamentos irregulares em área de manancial

Nesta terça-feira (26), foi realizada uma ação de desfazimento na Rua Polinésia, no Parque Bologne

Assessoria de Comunicção M'Boi Mirim

O convênio da OIDA, em suas ações de desfazimento em loteamentos irregulares, dessa vez realizou uma ação, coordenada pela PM Ambiental, na Rua Polinésia, no Parque Bologne, na qual se instalava um loteamento clandestino em área de manancial.
No início da manhã de terça-feira (26), alguns manifestantes souberam da ação e foram até a Av. Guarapiranga, na altura do número 1695, protestar sobre a operação. Isso foi por volta das 7h da manhã, quando eles fecharam a rua e impediram a passagem de ônibus e carros. O tumulto só foi contido quando a Polícia Militar chegou e conversou com os protestantes.
A ação, coordenada pela PM Ambiental, juntamente com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), Companhia de Saneamento Básico (SABESP), ENEL, Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) e a Secretaria das Subprefeituras (SMSUB) chegou ao local por volta das 8h30. Ao todo, foram demolidas quatro construções em andamento, além de guias e sarjetas que estavam sendo construídas no trecho. As outras casas do local foram notificadas pela PM Ambiental. Além disso, também foram colocadas barreiras nas entradas na rua de baixo das construções demolidas, para evitar que novas estruturas sejam levantadas. Na ação, foram utilizados cerca de oito caminhões para levar os entulhos, além de duas escavadeiras, utilizadas nas demolições.
A OIDA é uma parceria entre órgãos municipais e estaduais da região metropolitana de São Paulo e tem como objetivo controlar e recuperar áreas de interesse público, sendo mananciais e ambientais.