Operação Defesa das Águas derruba 3 edificações construídas em Área de Preservação Permanente

Nesta quarta-feira, (29), foi realizada uma ação de desfazimento em uma área de manancial localizada na rua Bonifácio Pasquali, no Jardim Copacabana.

Assessoria de Comunicação M'Boi Mirim

A ação foi realizada pela Polícia Militar Ambiental a partir do convênio OIDA (Operação em Defesa das Águas). O Secretário Executivo de Mudanças Climáticas, Fernando Pinheiro Pedro, estava no local e mediou a comunicação entre os moradores e o efetivo de desfazimento.
No início, as equipes foram recebidas pelos moradores dos loteamentos, que espalharam cartazes e fizeram uma barricada impedindo a execução dos trabalhos. Após a chegada da tropa de choque da Polícia Militar, os manifestantes abriram os caminhos para que as máquinas pudessem entrar e dar início ao desfazimento.
Foram demolidas 3 casas ainda em construção, e as 25 residências que possuíam móveis e moradores, foram notificadas pela Subprefeitura de M’Boi Mirim, afim da regularização dos mesmos.
A área embargada possui, em média, 18.478m2, sendo 100m2 aproximados para cada lote.
A operação contou com apoio de outros órgãos, tais como Companhia de Saneamento Básico -SABESP, Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade - CFB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB, ENEL, Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas - SECLIMA, Secretaria do Verde e Meio Ambiente - SVMA, Secretaria das Subprefeituras - SMSUB, Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU e GCM Ambiental.
Os donos do loteamento e das residências demolidas, foram multados.
A OIDA é uma parceria entre órgãos municipais e estaduais, através da portaria 779/PREF/20 de 25/07/2020 atuantes na região metropolitana de São Paulo, com o objetivo de proteger, controlar e recuperar áreas de interesse público, ambientais e de mananciais.