No dia 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore: conheça mais sobre a data e sua importância

Data comemorativa é marcada por lembrar a população sobre a preservação do meio ambiente

Assessoria de Comunicação M'Boi Mirim

O Dia da Árvore é comemorado no Brasil no dia 21 de setembro e tem como principal objetivo conscientizar a população sobre o cuidado e preservação dessa grande riqueza. A data, que é comemorada em diferentes lugares ao redor do mundo, foi escolhida nesse dia em razão do início da Primavera, que se inicia dia 23 de setembro.

Mas, qual a importância das árvores?

Além de ser uma grande riqueza natural, as árvores têm papel muito importante no cenário mundial. Elas servem de abrigo e moradia para vários animais, que criam seus locais de sossego dentro de seus troncos, além de darem sombra para o descanso de várias espécies. Fora isso, assim como a maioria das plantas, as árvores têm papel fundamental na produção de oxigênio através do processo de fotossíntese. No processo, plantas, vegetais e algumas bactérias conseguem transformar luminosidade em oxigênio, sendo fundamental para a vida humana.
Além dessa importância, essas plantas também exercem função importantíssima no cuidado do clima e solo. Isso porque as árvores evitam a erosão do solo e, através da evapotranspiração, podem melhorar a umidade relativa do ar, fazendo com que o clima não fique tão quente.
E sua importância não para por aí. As árvores têm grande papel no cenário econômico. É por meio desse tipo de vegetal que conseguimos matéria prima para construção de casas e outros diversos tipos de produção feitos de madeira. Fora isso, a celulose presente nesses vegetais, como os pinheiros e eucaliptos, são utilizados na fabricação de papel. E ainda, como se não bastasse tudo, algumas árvores ainda possuem compostos que servem para a criação de alguns remédios para a indústria farmacêutica. Quanta coisa, hein?

Sem as árvores, teríamos dias mais quentes, além de aumentar a erosão de solo e diminuir algumas espécies de animais e outras plantas que dependem diretamente das árvores. Locais de sombra e vários tipos de indústria que dependem dessa vegetação sumiriam, e certamente, teríamos uma grande crise ambiental. Por isso, é de extrema importância a preservação desse meio, para que possamos continuar com nossas vidas e deixando o ambiente ao nosso redor muito mais agradável e bonito de se viver. Plante uma árvore!

A importância das árvores nas áreas de mananciais

As áreas de mananciais são todas as fontes de água que abastecem casas na região. Em nossa localidade, temos a Represa Guarapiranga, cujo manancial é responsável pelo abastecimento de água à Zona Sul da cidade, beneficiando, em média, 4 milhões de pessoas.
É proibido, pela Lei Estadual 9.866, de 28 de novembro de 1997, destruir as áreas verdes de proteção e recuperação das bacias hidrográficas dos mananciais, o que contribui para o desmatamento da cidade e gera consequências irreparáveis ao ecossistema, como a biodiversidade local, que serve de habitat natural as espécies; a água e solo, que são responsáveis pela regulação da umidade do nosso ambiente; a produção de madeira, frutos, fibras, resinas, óleos, além de doenças zoonóticas (segundo o artigo publicado na Frontiers in Veterinary Science), que estabelece relação ao desmatamento e doenças transmitidas por vetores, como a malária.
As operações contra loteamentos irregulares são realizadas por intermédio da Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, Prefeitura do Munícipio, Operação Integrada em Defesa das Águas, entre outros órgãos envolvidos, e tem como objetivo precaver as construções irregulares a fim de proteger as áreas de mananciais.