Lapa comemora 429 anos com atrações em locais diversos

Viaduto Antártica, Tendal da Lapa, Rua 12 de outubro e Avenida Sumaré sediaram festividades

As festividades realizadas pela Subprefeitura Lapa em comemoração aos 429 anos do bairro, completos sábado, 12 de outubro, aconteceram pelo segundo fim de semana consecutivo. A programação se estende por todo o mês, assim a Lapa tem um dia de aniversário e um mês de celebrações.

Grupo Maracatu na 12 de outubro dançarinos vestidos de branco e azul, mulheres com longos vestidos e homens com caça, camiseta e chapéu

“Vamos juntos celebrar esses 429 anos com uma programação viva em pontos multissetoriais para todos os públicos, bem-vindo ao Circuito Cultural Lapeano!”, diz o subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos, sobre as festividades de aniversário.

Atração Jazz na Kombi com apresentação da cantora Lucille Berce

O fim de semana do dia 12 de outubro foi marcado por muita festa, a principal delas aconteceu na rua de mesmo nome da data de aniversário da Lapa, 12 de outubro. No local houve exibição de teatro infantil com o artista “Caco Mattos”, cortejo de maracatu com o “Bloco de Pedra”, muita música com o grupo “Jazz na Kombi” e “Lucille Berce Jazz Quartet”, além da renomada “Escola de Samba Pérola Negra”.

Apresentação escola de samba Pérola Negra na rua 12 de outubro com munícipes no local

Serviços à população também foram oferecidos, entre eles, atendimentos e orientações sobre emprego e mercado de trabalho pela ADESAMPA, testes rápidos de saúde, vacinação, avaliações odontológicas, massoterapia, explicações sobre o câncer de mama entre outros. 

Os resultados da “Ação Adorada Saúde” superaram as expectativas, no total foram realizados 493 testes de hepatite C, 215 de pressão arterial e 600 de glicemia, 119 atendimentos de massoterapia e 48 de reflexologia (massagem nas mãos). Ao todo foram 230 testes de Sífilis e HIV e 102 vacinas no total (17 de febre amarela, 28 de hepatite B, 34 de dupla adulto e 23 de Sarampo). A universidade Uninove realizou 127 avaliações odontológicas e 105 pela Unidade Móvel Odontológicas (UOM), todos os pacientes atendidos receberam kits odontológicos, sendo 52 adultos e 53 crianças.

Atendimento de saúde à população


Ativação do Viaduto Antártica

O Viaduto Antártica, por sua vez, ganhou vida com a ativação temporária e a apresentação da fanfarra “Cumbia Calavera”. No local, o público pode conferir também expositores com orientações sobre sustentabilidade, como a Sustex Moda e a Ecoss Ambiental, além de gastronomia, espaço para convivência e até aula de zumba.

Apresentação fanfarra Cumbia Calavera embaixo do viaduto, integrantes vestidos de preto e maquiagem caracterizada de caveira mexicana

O Prefeito da cidade, Bruno Covas, compareceu ao evento que, além de ser parte das comemorações de aniversário, apresentou à comunidade o projeto piloto voltado para a ocupação dos baixos de viadutos como forma de estimular por meio da cultura o uso do espaço público na cidade. Também estiveram presentes o chefe de gabinete da prefeitura de São Paulo, Vítor Sampaio, o secretários de Governo, Mauro Ricardo Machado Costa, acompanhado do adjunto, Manuelito, os secretários de Mobilidade e Transporte, Edson Caram e da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, o presidente da São Paulo Parcerias, Rogério Ceron, além Subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos e dos vereadores Fábio Riva e Soninha Francine. 

Apresentação expositor artesanato retalhos sustentáveis ao prefeito e subprefeito

“Sou suspeito para falar, moro aqui na região, vim a pé para cá. O mês de aniversário é sempre uma oportunidade para renovar nossa esperança. A população da Lapa é muito querida, é um bairro histórico de São Paulo, um dos primeiros a receber imigrantes e a se industrializar, ou seja, motivos não faltam para comemorar”, disse o Prefeito, Bruno Covas, que também elogiou o projeto piloto, durante a visita, e destacou que o objetivo é implantar em todos viadutos da cidade, uma vez “quanto maior é a ocupação, menor é a degradação destes locais”.

Ativação dos equipamentos de Cultura

O Centro Cultural Tendal da Lapa, também foi palco para comemorações. O “Festival Pilantragi” agitou a programação de aniversário com seu famoso estilo musical e modo de fazer festa. O presentes curtiram o rolê que também contou com food trucks até as 22h.

Tendal da Lapa, área externa com festiva Pilantragi ao fundo, primeiro plano com público sentado no jardim do espaço

Agita Sumaré

Domingo foi dia de ir para Avenida Sumaré, onde ocorreu a corrida de 5km promovida pelo colégio Pueri Domus, que teve suas vagas esgotadas pelos lapeanos esportistas. A parceria também ofereceu coral, fisioterapia e massagem terapêutica, empréstimo de bicicletas para crianças, tenda com água e frutas, café vegano e jogos educativos com atividades psicomotoras, além do já de costume aulão do Smart Fit no nosso “Agita Sumaré”.

Avenida Sumaré com atletas durante corrida e caminhada

 

Confira a programação dos próximos eventos de aniversário de 429 anos da Lapa:

19/10
Baterias de Blocos - Cerca Frango - 279 e Boêmios da Vila Ipojuca - do Bagaça
Hora: 13h às 18h
Local: Viela Ema ngelo Murari

Dia de Brincar – Rua das Cem Minas (vacinação e entretenimento)
Hora: das 10h às 17h
Local: Rua Antônio Brito Marques 

26/10
Roteiro histórico Lapa (Roteiro Praça Cornélia, União Fraterna, Cacilda Becker, Casa Melhoramentos, Tendal da Lapa, Mercado da Lapa)
Hora: Saída 9h
Local: Praça Cornélia

Grafite
Hora: a partir das 9h
Local: Rua Bartolomeu Belli

Mostra Flanantes (Skate Terminal)
Hora: das 10 às 20h
Local: Terminal da Lapa

Mais informações:
Subprefeitura Lapa
Rua Guaicurus, 1000 - Lapa
Assessoria de Imprensa
(11) 3396-7510