Lapa será um distrito cultural unificado e descentralizado

Subprefeitura Lapa e equipamentos culturais da região discutem projeto

A Subprefeitura Lapa realizou nesta segunda-feira, 9 de setembro, no Teatro Cacilda Becker, a segunda reunião com representantes de equipamentos culturais da região. O objetivo do encontro foi dar andamento ao projeto de transformar a Lapa em um distrito cultural com um circuito próprio, unificado e descentralizado.

A reunião começou com uma breve apresentação do que foi discutido na primeira edição do “Café com Cultura”, reforçando a sugestão de formar o distrito cultural no bairro, com grupos divididos, seja por localidade ou por área de atuação.

Imagem mostra foto de encontro com equipamentos culturais da região 

Em seguida, os pontos de debate para continuidade do projeto foram apresentados, entre eles, a proposta de um selo cultural próprio, a ideia de programação unificada para o dia 12 de outubro, aniversário do bairro, e ainda, a criação de uma mapa digital e físico, que identifique os equipamentos participantes.

Durante a reunião, eventos consolidados na cena cultural paulistana foram usados como exemplo para demonstrar a importância do trabalho em equipe em busca de um objetivo em comum, como é o caso da Parada Gay, em São Paulo, que começou com poucas pessoas e hoje é a maior do mundo.

A ideia da Subprefeitura apresentada é do incentivo e impulsão do circuito cultural com diversas ações de revitalização e intervenções físicas, além do selo cultural com os equipamentos, exemplos foram apresentados aos presentes. Assim, pessoas serão convidadas a visitar e frequentar cada vez mais os locais e ao contrário de fazer os artistas saírem de suas casas de cultura.

Imagem mostra foto de encontro com equipamentos culturais da região

O selo cultural seguirá um modelo de diferentes cores ainda não definido e o mapeamento será feito por meio digital,à exemplo do Google, e também físico. Futuramente, com a concretude do projeto, o objetivo é que se passe a ter indicações físicas de placas de trânsito marrons que sinalizam equipamentos culturais e históricos.

O bairro possui um potencial que merece um local de maior destaque na vida dos cidadãos, ao saber dessa efervescência tanto cultural quanto histórica, levantar um movimento artístico que já existe e unificá-lo é o que move esta proposta, conduzir pela arte e memória uma reestruturação da região que convive com mudanças realizadas à passos largos pelo mercado, principalmente imobiliário.

A importância de levantar a memória do bairro enquanto cresce é, para além do saudosismo e nostalgia de uma época que não volta mais, a questão entretanto é traçar paralelos históricos e culturais com o mundo atual para assim poder informar a população e estimular o interesse do público de quem vive, chega ou passa pelo bairro. Ou seja, costurar o circuito cultural pela afetividade das pessoas, pelo convívio com mudanças a partir de olhares sensíveis e experiências identitárias.

Imagem mostra foto de encontro com equipamentos culturais da região

A ideia é clara: sair dos mesmos espaços de sempre para aprender com cada um e realizar mais ações culturais com diferentes interessados. “A proposta segue a fio tudo que nós da Subprefeitura temos realizado. Promover a apropriação do espaço público por parte dos cidadãos. A chegada de novos moradores e frequentadores amplia o bairro, sendo assim, é nossa função consolidar a cultura para todos e, através da memória e do fomento, agregar valor ao que já existe e firmar novos pontos de vista sobre o que é público”, diz o Subprefeito da Lapa, Leonardo casal Santos.

Quem se interessar pode ainda participar, basta enviar e-mail para o endereço indicado ao final do texto, informar um breve histórico de sua atuação cultural e aguardar um retorno para saber dos próximos passos. Clique aqui e veja a apresentação em PDF de 1,2 MB sobre o projeto para saber mais.

Mais informações:
Subprefeitura Lapa - Guaicurus, 1000 - Lapa
Assessoria de Imprensa
(11) 3396-7510
E-mails para: rafaelleitemh@gmail.com