Subprefeitura Lapa e Virada Sustentável promovem campanha de descarte correto de bitucas

Iniciativa objetiva acabar com resíduos em ruas e calçadas

As bitucas de cigarro estão entre os principais resíduos encontrados nas ruas e calçadas da cidade de São Paulo. É comum ver fumantes jogando no chão a bituca, como se fosse um item inofensivo, mas a verdade é que as bitucas causam grandes danos ao meio ambiente. Descartadas incorretamente, vão parar nos bueiros, seguindo para os rios e córregos. Muitas acabam no mar e matam aves e outros animais marinhos, que confundem a bituca com alimento.

Além disso, cada uma delas tem mais de oito mil substâncias tóxicas, nocivas também para os seres humanos. Apenas duas bitucas são suficientes para contaminar dois litros de água.

Para conscientizar a população sobre o grande problema que é o descarte incorreto das bitucas, a Subprefeitura da Lapa e a Virada Sustentável realizam a campanha “Bituca – #EuJogoCerto”. A região administrativa da Lapa recebeu recentemente 30 caixas coletoras de bitucas com placas sinalizadas da campanha em pontos de grande circulação.

Todos os pontos estão sendo geolocalizados em um mapa digital da plataforma google e disponibilizado no portal da Subprefeitura. De acordo com o subprefeito, Leonardo Casal Santos, “a ideia é estimular os munícipes a descartar suas bitucas e a partir de uma ação interativa poder criar um hábito correto e comum”.

As bitucas serão recolhidas e recicladas pela empresa Poiato Recicla, parceira na ação. Os não fumantes também poderão participar da campanha, incentivando a forma correta de despejo do resíduo e também recolhendo as bitucas e descartando-as.

A campanha estimula ainda, a interação e conscientização via rede social. Os participantes poderão fazer fotos e vídeos no momento do descarte e postar no Instagram com o hashtag #EuJogoCerto. Serão computados 100 pontos para as bitucas descartadas nos pontos de reciclagem e 50 para aquelas que forem descartadas em outras bituqueiras. O maior pontuador receberá um prêmio surpresa com itens produzidos a partir de bituca reciclada e um certificado de “coletor de bituca”.

Parte das bitucas coletadas serão utilizadas para a confecção de uma obra de arte do artista Sergio Fabris, no dia 25 de agosto, na Avenida Sumaré, durante o evento Sumaré Sustentável, que faz parte da programação da Virada Sustentável 2019. Ele confeccionará a obra ao vivo utilizando bitucas e massa celulósica produzida a partir da reciclagem deste material.

Lei Nº 16.869 – Obrigatoriedade de bituqueiras
Afim de esclarecer e conscientizar comerciantes da região, a Subprefeitura da Lapa realizará também a palestra “Bituca de cigarro – problemas, soluções e obrigações”, no dia 5 de agosto. Proprietários ou representantes de estabelecimentos comerciais serão convidados a aprender mais sobre os problemas causados pelas bitucas e sobre a Lei Nº 16.869, de 15 de fevereiro de 2018, que obriga a instalação de bituqueiras nas testadas dos estabelecimentos da cidade de São Paulo e cujo descumprimento pode gerar multa de até R$ 1,5 mil por mês.

Saiba mais sobre a Lei 16.869

Veja os pontos de descarte de bitucas para reciclagem:
Toca da Onça (2)
Mercado da Lapa
Ponto de ônibus viaduto da Lapa
Shopping West Plaza
Tendal da Lapa
Subprefeitura
Poupatempo
Metro Barra Funda
Amarelinho (Uninove)
PUC
Parque Água Branca
Desembargador do Vale
Schilling
Carlos Weber
Espaço das Américas
Vila Country
Shopping da Lapa
Tunel da Doze
Terminal da Doze
Candido Portinari (em frente ao hospital)
Estação Domingos de Moraes
Estação Leopoldina
Sesc Pompeia
Hospital São Camilo
Praça Irmãos Karmman
Metro Sumaré
Parque Vila dos Remédios
Junta Comercial (2)

Confira a geolocalização das bituqueiras aqui

Serviço:
Campanha Bituca #EuJogoCerto
Quando: de 2 a 22 de agosto
Onde: Bituqueiras instaladas em 30 pontos do território da Subprefeitura da Lapa

Confecção de obra de arte com as bitucas pelo artista Sergio Fabris
Quando: 25 de agosto, a partir das 9h
Onde: Evento Sumaré Sustentável – Avenida Sumaré, sentido bairro, altura da praça Irmãos Karman (a avenida fica fechada para carros aos domingos).

Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. Saiba mais no portal da Virada Sustentável.

Sobre a Poiato Recicla
A Poiato Recicla é a primeira Usina de Reciclagem de resíduos de cigarro do Brasil utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela Universidade de Brasília - UNB. A empresa possui com seis anos de experiência na coleta e reciclagem deste resíduo, já tendo realizado parceria com diversas Prefeituras e empresas. 

Informações:
Subprefeitura Lapa
11 33967510