Subprefeitura Lapa e Virada Sustentável realizam palestra “Bituca de cigarro – problemas, soluções e obrigações”

Evento contará com o especialista ambiental, Marcos Poiato

A Subprefeitura da Lapa e a Virada Sustentável convidam empresários da região para a palestra “Bituca de cigarro - problemas, soluções e obrigações”, que será realizada na segunda-feira, 5 de agosto, a partir das 9h, no auditório da Subprefeitura - Rua Guaicurus, 1000, Lapa.

Na oportunidade, o especialista em reciclagem de bitucas de cigarro, Marcos Poiato, vai apresentar dados e informar sobre o problema ambiental causado por este resíduo, quando descartado incorretamente. Das ruas e calçadas, as bitucas vão direto para os bueiros, seguindo para os rios e córregos. Muitas acabam no mar e matam aves e outros animais marinhos, que confundem a bituca com alimento.

Além disso, cada uma delas tem mais de oito mil substâncias tóxicas, nocivas também para os seres humanos. Apenas duas bitucas são suficientes para contaminar dois litros de água.

Imagem mostra amontoado de bitucas

O subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos, explicará também sobre a Lei 16.869, vigente desde 2018, que obriga a instalação de bituqueiras nas testadas dos estabelecimentos da cidade de São Paulo e cujo descumprimento pode gerar multa de até R$ 1,5 mil por mês. Saiba mais sobre a Lei 16.869 clicando aqui. “A ideia é estimular os munícipes a descartar suas bitucas e a partir de uma ação interativa poder criar um hábito correto e comum”, destaca o subprefeito.

“Bituca – #EuJogoCerto”

A ação faz parte da campanha “Bituca – #EuJogoCerto”, inciativa da Subprefeitura Lapa que consiste na instalação de 30 caixas coletoras de bitucas em pontos de grande circulação da região . A campanha acontece do dia 2 ao dia 22 de agosto e inclui diversas atividades de conscientização. Parte das bitucas coletadas serão utilizadas para a confecção de uma obra de arte do artista Sergio Fabris, no dia 25 de agosto, na Avenida Sumaré, durante o o evento Sumaré Sustentável, que faz parte da programação da Virada Sustentável 2019. No local será confeccionada uma obra a partir das bitucas e da massacelulósica produzida por meio da reciclagem do material.

Serviço
Palestra “Bituca de cigarro – problemas, soluções e obrigações”
Quando: 5 de agosto, das 9h às 11h
Onde: Auditório da Subprefeitura da Lapa – Rua Guaicurus, nº 1000

Sobre a Virada Sustentável
A Virada Sustentável é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo e já realizou edições nas cidades do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador e Manaus, entre outras. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades, entre outros, com o objetivo de apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. Saiba mais aqui

Sobre a Poiato Recicla
A Poiato Recicla é a primeira Usina de Reciclagem de resíduos de cigarro do Brasil utilizando tecnologia 100% nacional desenvolvida pela Universidade de Brasília - UnB. A empresa possui com seis anos de experiência na coleta e reciclagem deste resíduo, já tendo realizado parceria com diversas Prefeituras e empresas. Saiba mais aqui.

Informações para a imprensa
Subprefeitura Lapa
11 3396-7510
lapa@smsub.prefeitura.sp.gov.br