Talude da Avenida Presidente Altino ganha artes em grafite

A obra está em fase final e tem como prioridade a segurança e a mobilidade dos munícipes

No último sábado, 26, o talude localizado na Avenida Presidente Altino, altura do número 1.000, na região do Jaguaré, recebeu cores por meio de um mutirão do grafite. O evento que envolveu a participação de 40 artistas, foi uma iniciativa foi da SubPrefeitura da Lapa, responsável pela administração e finalização da obra.

“Trata-se de uma obra de contenção para solucionar o problema do deslizamento do local no período de chuva. Além da construção do muro de arrimo, o projeto inclui toda uma estrutura pensada para trazer mais segurança, acessibilidade e mobilidade ao munícipe”, explica Leonardo Casal Santos, novo subprefeito da região. Sobre os grafites, pondera que “a ação busca despertar a sensação de cuidado e pertencimento do espaço público, além de uma expressão artística e social trazida pelos artistas em cada desenho”.

Para a realização dos grafites, cada artista recebeu um kit de pintura da prefeitura. Os temas incluíram temas como natureza, crítica social, universo feminino, política, arte abstrata, entre outros.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, visitou o local acompanhado do secretário municipal de Subprefeituras, Alexandre Modonezi de Andrade, pasta responsável pelo custeio da obra; do secretário de Cultura, Alexandre Youssef, do ex-subprefeito da Lapa, Carlos Fernandes e do atual regional, Leonardo Casal Santos.

Obra
A obra inclui a construção e concretagem do muro de arrimo, escada hidráulica, instalação de canaletas para o direcionamento das águas das chuvas, construção de uma calçada com piso tátil e guarda-corpo e uma baia para que os ônibus possam parar no ponto sem atrapalhar o trânsito. Também foram concluídas as muretas de proteção entre os trechos de passeio e da avenida e guias e sarjetas foram trocadas.

O investimento foi de R$ 4 milhões, recursos custeado pelo Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI) da Secretaria Municipal das Subprefeituras, e objetiva eviitar deslizamentos de terra no período das chuvas na região do Jaguaré.

A concretagem evitará novos solapamentos e erosões na encosta com a ocorrência de chuvas abundantes. A situação do local causou no passado desgastes, infiltrações e deslizamentos, colocando em risco a integridade física dos pedestres e veículos que transitavam pela avenida e na via pública.