Café da manhã com alunos, professores e diretores do Notre Dame comemora Termo de Parceria

Desde 2017, alunos da instituição mantém conservação em praça no Sumaré; Subprefeitura assinou mais um termo de parceria na manhã desta sexta (23)

 

É entendimento geral que a educação precisa ir além da sala de aula e da carga horária diária, muitas vezes cansativa. Para muitos, o ensino deve percorrer por noções de cidadania e coletividade. Pensando nisso, o Colégio Notre Dame e a Subprefeitura da Lapa assinaram um termo de parceria para a manutenção da Praça Desembargador Edgar Moura Bittencourt, no Sumaré, no início de 2017. Com um detalhe: que fosse cuidada e conservada pelos alunos da instituição.


E para celebrar essa importante parceria cidadã, foi oferecido na manhã desta sexta-feira (23) um café da manhã na praça que reuniu direção, professores e alunos da escola e o subprefeito Carlos Fernandes. Na oportunidade, os alunos apresentaram o resultado da conservação, inclusive a manutenção de uma horta.


“Já temos duas escolas que adotaram praças em nossa região com esse olhar de interação entre alunos e cidade, que vai muito além da sala de aula. É uma lição de cidadania”, disse o subprefeito.


O primeiro termo do tipo é a parceria entre a Subprefeitura da Lapa e a Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Estadual (EE) Alfredo Paulino. Os alunos cuidam de uma praça pública de 510 metros quadrados localizada entre as ruas Caativas e Ponta Porã, no Alto da Lapa.

 

          Fotos: Geise Lima 

 

Praça no Parque Continental

Também na manhã de hoje (23), a subprefeitura assinou Termo de Parceria com o Senhor Sidiney Pelegrini Fantasia, dono de uma banca de frutas na região do Jaguaré, e que passará a fazer – agora oficialmente, já que ele já faz por conta própria – a revitalização, conservação e limpeza da área de área remanescente entre as ruas Leão Machado e Candomba, no Parque Continental. São aproximadamente 1.500 metros quadrados de área e valerá por três anos.


Mais sobre o Programa “Adote Uma Praça”

O programa foi implantado em 24 de fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.


Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.


O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Confira o Decreto n.º 57.583, de 23/01/2017, que institui o Programa Adote uma Praça: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/ipiranga/arquivos/Termo.pdf