Assinado termo de cooperação de canteiro da Avenida Sumaré

Empresas Raia Drogasil e Social Service Marketing cuidarão da área verde da ciclovia

Assinado na última quarta-feira, dia 17, mais um Termo de Cooperação de Praças e Áreas Verdes na Prefeitura Regional (PR) da Lapa. Desta vez, a área contemplada foi o canteiro central das avenidas Sumaré e Papa Paulo VI, onde também está localizada a Ciclovia, a famosa “Ciclotudo” da Avenida Sumaré, que é muito utilizada não só pelos ciclistas amadores, mas também pelos adeptos de corrida e caminhada, o que a vez ganhar o carinhoso apelido de seus frequentadores, que costumam lotá-la nos finais de semana. Aos domingos e feriados, no trecho entre as praças Irmãos Karmann e Ana Maria Poppovic, já no início da Avenida Papa Paulo VI, acontece o programa “Rua Aberta”, onde a pista direita sentido Allianz Parque é fechada para carros e aberta para pedestres para as mais variadas atividades esportivas, de lazer e recreação, que vem transformando a Avenida Sumaré num verdadeiro parque.

Ao todo são, 21.294 metros quadrados de área, que compreende toda a extensão da Avenida Sumaré e parte de sua continuação, a Avenida Papa Paulo VI. Atendendo à legislação municipal que estabelece que os termos de cooperação não podem exceder áreas com mais de 10.000 metros quadrados, porém permite que uma empresa, entidade ou munícipe adote mais de uma praça, canteiro ou área verde, a mesma foi dividida em três lotes: O primeiro com 7.864 metros quadrados vai da Praça Marrey Júnior até o cruzamento com a Rua Caiubi; o segundo vai deste cruzamento até à Praça Irmãos Karmann e tem uma área de 4.980 metros quadrados; já o último trecho é o maior, com 8.450 metros quadrados, vai dessa praça, que fica junto à Escadaria do Sumaré, até o cruzamento com o Viaduto Doutor Arnaldo.

As empresas Raia Drogasil S/A e Social Service Marketing de Responsabilidade Ltda. ficarão durante três anos responsáveis pela revitalização, conservação e limpeza da área e terão como contrapartida da Prefeitura, a autorização para colocarem placas de publicidade com dimensões máximas de 0,60 metros de largura por 0,40 metros de altura, afixadas a 0,50 metros do solo, seguindo o que estabelece a Lei Cidade Limpa.


Mais sobre o Programa “Adote Uma Praça”
O programa foi implantado em 24 de fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Confira o Decreto n.º 57.583, de 23/01/2017, que institui o Programa Adote uma Praça: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/ipiranga/arquivos/Termo.pdf
 

Antes das assinaturas dos Termos de Cooperação, prefeito regional e representantes das empresas se reuniram

Reunião no Gabinete da Prefeitura Regional antes da assinatura dos Termos de Cooperação