Alunos de escola de Moema vêm conhecer o Pátio de Compostagem da Lapa

43 alunos do 7.º ano do ensino fundamental conheceram fabricação de adubo orgânico

Nesta quarta-feira, dia 17, o Pátio de Compostagem da Lapa recebeu a visita dos alunos da Escola Móbile, unidade Moema, que vieram conhecer o equipamento da Prefeitura, que funciona na UTI – Unidade de Transporte Interno da Prefeitura Regional da Lapa. Além de conhecer o espaço que transforma resíduos de feiras livres e de podas de árvores em adubo orgânico, que depois é utilizado em plantio de árvores e manutenção de praças, canteiros e áreas verdes, os 43 alunos do 7.º ano da tradicional escola da Zona Sul assistiram a palestra do engenheiro agrônomo da Amlurb – Autoridade Municipal de Limpeza Urbana, Rafael Golim e do prefeito regional Carlos Fernandes, que participaram da implantação e da consolidação do equipamento da Prefeitura, referência para outros similares que estão sendo instalados na cidade, com o recém-inaugurado Pátio de Compostagem da Sé.


Muito curiosos, os alunos ficaram admirados em conhecer o processo de compostagem para obter composto orgânico e também o minhocário (recipiente onde são guardadas minhocas), que é fundamental para o crescimento das mudas do nosso viveiro. Durante a palestra, muitos fizeram perguntas e tiveram suas dúvidas esclarecidas pelo técnico da Amlurb. O prefeito regional iniciou a palestra dando boas vindas aos alunos e explicou como nasceu o projeto, ainda de forma embrionária na sua primeira passagem pela Prefeitura Regional da Lapa, em 2009, e da alegria de quando voltou em 2017, em ver que o projeto tinha criado forma e virado oficialmente um Pátio de Compostagem, que hoje recebe resíduos de 26 feiras livres da região.


Na palestra, o agrônomo Rafael Golim destacou a importância do Pátio de Compostagem também como ferramenta da educação ambiental, de um consumo consciente e de uma redução do desperdício, uma vez que os adubos orgânicos são fabricados com sobras de frutas, verduras e legumes e explicou que o trabalho que é feito ali, acelera o processo que a própria natureza já faria, só que com o tempo muito menor. No final levou os alunos para conhecer as estufas onde são fabricados os adubos e a horta comunitária, onde são utilizados os insumos agrícolas ali produzidos.


Quem tiver interesse em visitar o pátio ou retirar composto orgânico para usar na sua hora ou jardim de casa, pode agendar pelo telefone 3396-7606.


Alunos puderam conhecer as estufas e os diversos processos de fabricação de adubo orgânico

 

 

 

Divididos em grupos, alunos do Colégio Mobile participam de Oficina no Pátio de Compostagem

Engenheiro agrônomo Rafael Golin explica o funcionamento do Pátio de Compostagem aos alunos do Colégio Mobile

Prefeito Regional Carlos Fernandes falou do início do projeto durante sua primeira passagem pela Subprefeitura da Lapa