Lapa comemora seus 428 anos com atividades artístico-culturais

Espetáculos de circo, dança e música são algumas das atrações previstas para a Festa

No próximo dia 12 de Outubro, Feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Lapa comemora seus 428 anos. E para celebrar a importante data uma série de atividades estão sendo programadas pela Comissão de Festejos, da qual a Prefeitura Regional (PR) da Lapa faz parte, assim como diversas entidades e lideranças comunitárias da região. A programação da PR Lapa já está definida e aproveitando a feliz coincidência do bairro aniversariar também no Dia das Crianças, elas terão destaque no calendário de eventos, com muitas apresentações circenses; teatro infantil; contação de histórias; central de jogos; entre outras atrações.

Mas, as Comemorações do 428.º Aniversário da Lapa terá atrações para todas as idades. Apresentações musicais dos Trovadores Urbanos, Banda Operária da Lapa, Samba da Feira; encontro das baterias dos blocos “do Bagaça” e “Boêmios da Vila Ipojuca” prometem agitar a Festa com shows ao ar livre em diferentes pontos do bairro.

Nas ruas, haverá ainda intervenções artísticas nos muros da CPTM, na Rua John Harrison; pintura de painéis com a temática Lapa; roda de capoeira; apresentações de dança afro, cigana e de musicais; caminhada pelo centro histórico do bairro; feira de artesanato e gastronomia. Em locais fechados, teremos programações especiais no Tendal da Lapa, Teatro Cacilda Becker, Centro de Memória Cecília Meirelles, Centro Esportivo Édson Arantes do Nascimento (Pelezão) e Mercado Municipal da Lapa.


Confira a Programação do Aniversário da Lapa:
Rua 12 de Outubro
Data: 13 de Outubro
Horário: 12hs
Flash Mob com os Trovadores Urbanos

Data: 20 de Outubro
10 horas: Banda Operária da Lapa
12 horas: Baile dos Werneck
14 horas: Coral da USP
16h: Show musical com Trio Marrom

Serviços: Testes rápidos: HIV, Sífilis e Hepatite. Divulgação do programa contra a dengue. Vacinação: Febre Amarela e Tríplice Viral (caxumba, sarampo e rubéola).

CIL, Cultura Inclusiva e Mapa da Rede: Duas pessoas fazendo a divulgação dos projetos, demonstração ao vivo da CIL.
Central de Intermediação em Libras - CIL - serviço realiza a intermediação na comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdo-cegos no atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo, coordenado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Ônibus da Coordenação das Mulheres com orientação sobre as políticas públicas destinadas a mulher; Van LGBT.

Caminhada Histórica
Data: 20 e 27 de outubro
Horário: 09 horas
Caminhada pelos pontos históricos da Lapa, saindo do Clube União Fraterna, passando pela Praça Cornélia, Melhoramentos, Tendal da Lapa, sede da Banda Operária, Toca da Onça, Túnel da 12 de Outubro, encerrando no Mercado Municipal.

Viela Ema Ângelo Murari
Data: 21 de Outubro
Horário: 14 às 18 horas
Encontro entre as baterias do bloco do Bagaça e do bloco Boêmios da Vila Ipojuca

Rua Antonio Brito Marques
Data: 21 de Outubro
09 horas: Pintura de Painel nos Muros da CPTM da Rua John Harrison (Temática Lapa)
11 horas: Roda de Capoeira
13 às 17 horas: Samba da Feira

* Ao longo do dia teremos a feira de artesanato e gastronomia das “100 Minas”.

Centro de Memória Cecília Meirelles
Dias 05 e 06 de Outubro
Horário: Das 09 às 17 horas
Atração: Bazar e Artesanato

Centro Esportivo Edson Arantes (Pelezão)
Data: 27 de Outubro
Horário: Das 08 às 22 horas
Atração: Campeonato Internacional de Karatê

Centro Cultural Tendal da Lapa
Data: 12 de Outubro Horário: 18 horas Atração: Teatro Intervenção Artística BABYMIX (Intervenção infantil com dançamix, juntando pais e filho para uma apresentação conjunta com trilhas sonoras elaboradas para uma sinergia contagiantes, apresentação divertida para integração da família do entorno Tendal da Lapa e usuários).
Data: 13 de Outubro Horário: 12 horas Atração: Circo Dux Zarak (O espetáculo é uma homenagem à tradição circense e ressalta a importância do trabalho do artista que foi predestinado a viajar o mundo para encantar as pessoas. Com números de mágica, faquirismo e malabarismo ZarakShow é uma comédia rasgada e criativa que revela a importância da arte, da perseverança e do amor na trajetória dos personagens).
Data: 19 de Outubro Horário: 20h30 Atração: Forró Di Muié – Rua Principal (Traz no nome e no trabalho a força feminina, num repertório dançante colhido dentro das mais diversas raízes, samba, sembas, ciranda, brasilidades e latinidade se juntam e se transformam nos tradicionais xotes baiões, cocos e rastapé do baile de forró. Há espaço para compositores consagrados dos gêneros, outros poucos conhecidos, além de composições próprias).
Data: 20 de Outubro Horário: 12 horas Atração: Mini Circo do Serafim (O Mini Circo Serafin è um espetáculos cômico, criado para ser apresentado aos públicos de todas as idades, em palco italiano ou em diferentes espaços alternativos, que utiliza a linguagem do clow, os recursos do teatro de animação e a música, para resgatar, em dimensões mais significativas, a figura do circo tradicional, transportando a imaginação dos espectadores até aquelas lonas dos circos tradicionais mambembes).

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NO TENDAL DA SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA EM VIRTUDE DO DIA DAS CRIANÇAS
20/10
10h às 14h Centro Cultural Tendal da Lapa: Rua Constança, 72 - Lapa
HORA ATRAÇÃO SINOPSE
10h Cia Tacundé apresenta O Sonho de Chuvinha (Contação de Histórias) A saga de um guarda-chuva que nasceu no sertão nordestino.
Chuvinha busca um sentido para sua vida, já que, por nascer em um lugar de chuva escassa, não encontra seu lugar no mundo. Aparecem em seu caminho personagens que o ajudam a enxergar o mundo de outra forma. Com muita música ao vivo e manipulação de bonecos.
11h30minh Cia Asfalto de Poesia apresenta Pareias (Circo) Qual a receita para uma grande amizade? As palhaças Clowndette Maria e Mussarela compartilham um cotidiano recheado de encrencas, quiprocós e risos, mas coberto de emoções. Elas atravessam tudo com bom humor e companheirismo, ingredientes fundamentais para uma boa parceria.
13h Banda Strombólica em: Arca de Noé Strombólica (Música) A Arca de Noé é mais um espetáculo da Banda Strombólica inspirado pelo reino animal. Mímicas e animações dão vida às histórias de bichos contadas nas músicas. Nesta apresentação o quarteto resgata do arco da velha os discos clássicos da Arca de Noé de Vinícius de Moraes, fazendo uma compilação dos dois volumes em doze canções com novos arranjos conferindo maior identificação com a atmosfera contemporânea e suingada da Banda.
11h às 14h Oficina de Bambolê com BamboDança O bambolê de uma forma lúdica desperta a criança interior de todos nós. O bambolê ajuda a aumentar ainda mais a flexibilidade, o equilíbrio, a coordenação motora e o fortalecimento do centro do corpo! Quem costuma praticar se sente muito bem, pois esta “brincadeira” permite estabelecer uma conexão criativa com a música e o corpo trazendo alegria e diversão.
Todo Evento Central dos Jogos A Central dos jogos é um projeto sociocultural que tem a missão de difundir a cultura do brincar com o objetivo de promover, através de Ocupações Lúdicas do espaço, vivências capazes de fortalecer vínculos e ressignificar espaços e relações. O projeto nasceu do desejo de promover a cultura do brincar em todas as gerações e a expectativa é que, através dessas vivências, sejam criados e fortificados vínculos entre vizinhos, amigos, familiares e até desconhecidos, criando-se uma cultura de cuidado com o outro, com o espaço onde vivem e dessa forma incentivar que as cidades sejam mais acolhedoras.
Todo Evento Libras com Limiar Salutares Num mundo cada vez mais inclusivo, pelo menos essa é nossa meta, não poderiam faltar intérpretes de libras. Eles estarão durante o show e contações de histórias, acompanhando tudo e deixando nossos espectadores cientes e fazendo parte da nossa linda festa.
Todo Evento Madri Festas e Recreações Usando de conhecimentos em Arte, Educação e no Comportamento das diferentes faixas etárias, as brincadeiras tradicionais ganham uma nova estrutura e ficam mais divertidas ainda! A criança, por conhecer a brincadeira base, se sente à vontade pra brincar e fazer novos amigos para brincarem e se divertirem juntos. E, também, as brincadeiras novas, criadas pela Madri, inspiram muitos sorrisos e interação das crianças.
A releitura de brincadeiras tradicionais, recriadas para encantar a criança, com base em brincadeiras como: pega-pega, esconde-esconde, corre cotia, batata quente, ciranda, escravos de jó, morto-vivo, telefone sem fio, estátua, passa anel, dança das cadeiras, corrida do saco, pular corda, bambolê, entre outras.
Todo Evento Itinerantes com Circle: Agência de Circo Palhaços estarão circulando pelo local para acompanhar todas as brincadeiras e fazerem parte delas também, interagindo, fazendo peripécias, divertindo as pessoas que passam e, mostrando para os visitantes a infinidade de possibilidades que essa trupe pode apresentar para animar você e toda sua família.
Todo Evento Algodão Doce e Pipoca É alegria que você quer? Aqui teremos pipoca e algodão doce para completar essa delícia de festa.
Todo Evento Infláveis com Disk Brink Quem aqui falou que queria festa? Nós temos. Brinquedos infláveis para a criançada completar esse dia de pura alegria. Vem pular com a gente!!!

Teatro Cacilda Becker

Espetáculo Cachorrada
De: 06/10/2018 a 28/10/2018 (Sábado e Domingo) Horário: 16 horas
12/10/2018 (Sexta-Feira) Horário: 11 horas

25/10/2018 (Quinta-Feira) Horário: 15 horas

Sinopse:
Lili é uma garota de oito anos defensora dos animais, ela já adotou várias raças e sempre adorou cuidar deles. Com a chegada das férias e o avanço da tecnologia, Lili começou a se conectar mais com o mundo virtual e esquecer dos seus animais. Sua mãe, preocupada com os bichinhos e a situação da filha, resolve pregar uma peça na garota, inventando que irá expulsar todos os animais da casa, pois não há ninguém para cuidar deles. Irá jogá-los na rua em um lugar sombrio e triste.

Faixa Etária: Livre. Duração: 60 minutos. Valor: R$ 16,00


Tenor Guitar in Concert
Renato Anesi e Convidados

Data: 10/10/2018 (Quarta-Feira). Horário: 21 horas

Renato Anesi é compositor, arranjador e multi instrumentista do Rio de Janeiro. Mestre de música choro, Renato toca diversos instrumentos de cordas brasileiras, como o tenor banjo, o tenor violão, o bandolim, o cavaco, o violão de dez cordas e muito mais.

Faixa Etária: Livre. Duração: 60 minutos

Ingressos pagos – 1 hora antes – Valor: R$ 20,00


Data: 17 de Outubro (Quarta-Feira)
Horário: 21 horas
Atração: Show autoral Marcelo Lavrador Trio

Marcelo Lavrador é cantor, violonista e compositor. Seu trabalho autoral é composto de músicas instrumentais e canções. Lançou quatro álbuns ao longo da carreira: 2005: Instrumental intitulado “Casa das Bruxas”;
2008: Instrumental intitulado “Constelações”;
2012: “Caldeira”, álbum de suas canções como integrante da banda Caldeira em parceria com a cantora Mariana Timbó;
2015: “Concreto”, coletânea de canções lançada apenas nas plataformas digitais.

Neste show apresentará músicas autorais da sua carreira, acompanhado dos músicos Renan Dias baixo (acústico) e Thiago Fermino (percussão).

Faixa Etária: Livre. Duração: 60 minutos
Ingressos Pagos – 1 hora antes – Valor: R$ 10,00