Assinado mais um termo de cooperação de área verde

Associação de Pais e Mestres da EE Alfredo Paulino cuidará de área no Alto da Lapa

Assinado nesta terça-feira, dia 09, mais um Termo de Cooperação de Praças e Áreas Verdes na Prefeitura Regional (PR) da Lapa. Desta vez, a Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Estadual (EE) Alfredo Paulino é que firmou parceria para cuidar de uma área pública remanescente de 510 metros quadrados, localizada entre as ruas Caativas e Ponta Porã, no Alto da Lapa. Os “Heróis da Praça”, grupo de crianças alunas da escola já vinha cuidando do espaço, com coordenação da professora Marcia Polycarpo Maia. O documento assinado pelo Prefeito Regional, Carlos Fernandes e a diretora da APM Maria do Rosário Ordonis oficializou o termo de cooperação.

Entre os serviços propostos pelo cooperante está à revitalização, conservação e limpeza da área, como contrapartida, poderá afixar uma placa com o nome da entidade, com dimensões máximas de 0,60m (largura) X 0,40m (altura), a uma altura máxima de 0,50m do solo, seguindo a Lei Cidade Limpa, informando que é responsável pela conservação do espaço público.

Durante a assinatura do Termo de Cooperação, que contou também com a diretora da escola, Rosângela de Lima Yarshell, o prefeito regional agradeceu a iniciativa da APM da EE Alfredo Paulino e lembrou que além de ajudar a Prefeitura e a comunidade local, que poderá usufruir melhor do espaço, a parceria também desperta a consciência cidadã e a noção de pertencimento, pois a área é pública, portanto, de todos. Na hora da assinatura, convidou os alunos Cauã, Gabriel e Laís, a também assinarem como testemunhas, juntamente com a diretora da escola.


Mais sobre o Programa “Adote Uma Praça”


O programa foi implantado em 24 de fevereiro de 2017 com o objetivo de aumentar a conservação de áreas verdes na capital e desburocratizar os processos de adoção. Nos novos termos estão descriminados serviços de zeladoria de canteiros centrais, área livre municipal entre ruas e praças públicas, que receberão manutenção e conservação da área, limpeza, poda de árvore, revitalização de plantas rasteiras e o paisagismo completo.

Como o aprimoramento do programa “Adote uma Praça”, as adoções foram desburocratizadas. A nova regra permite que o interessado apresente na Prefeitura Regional responsável pela área pretendida apenas o nome, RG ou CNPJ e endereço da residência ou empresa. A solicitação deverá ser analisada em um prazo máximo de cinco dias úteis. O objetivo da nova gestão é que cinco mil áreas verdes, de todas as regiões da cidade, sejam conservadas por parceiros durante os quatro anos da gestão.

O programa requer que empresas, por meio de Termos de Cooperação, assumam o compromisso de cuidar do espaço durante um ano. Em troca, terá direito, se desejar, a uma placa no local com nome da empresa, instituição, nome pessoal ou da família, de acordo com a Lei Cidade Limpa.

Confira o Decreto n.º 57.583, de 23/01/2017, que institui o Programa Adote uma Praça: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/subprefeituras/upload/ipiranga/arquivos/Termo.pdf
 

Prefeito regional, diretora da Escola, da APM, professora e alunos reunidos no gabinete da PR Lapa

As crianças também assinaram como testemunhas, juntamente com diretora e professora da Escola

Após assinatura do Documento, Prefeito Regional, diretora da Escola, da APM, professora e alunos se confraternizam