Iniciadas as obras de drenagem próximas ao Mercadão da Lapa

Além da construção da galeria de águas pluviais de 150 metros, passeios serão refeitos

 Iniciada na manhã desta segunda-feira, dia 2, as obras de drenagem na Rua Conrado Moreschi, que fica atrás do Mercado Municipal da Lapa. A obra é uma antiga reivindicação da ACOMEL – Associação dos Comerciantes do Mercado da Lapa, devido aos constantes problemas de alagamento na rua, durante a época de chuvas. Além da construção de 150 metros de galeria de águas pluviais, que deverá melhorar a drenagem, será feito também a readequação do passeio, também de 150 metros, que terá padrão ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), similar às calçadas refeitas pelo Projeto Lapa 21, com rampas de acessibilidade para cadeirantes e piso tátil para deficientes visuais, no Centro Comercial da Lapa e recém-inaugurada.

Além da obra, que está sob responsabilidade da SPTrans – São Paulo Transporte, está acordado com a Sabesp, que ela oriente os comerciantes da rua que ainda não possuem ligação com a rede de esgoto da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo que o façam imediatamente, para que a futura galeria da Prefeitura não receba os rejeitos, cumprindo a lei e evitando problemas de obstrução. Durante as obras, os pontos finais de ônibus da Rua Conrado Moreschi, serão transferidos provisoriamente para a rua de trás, a Doutor Cincinato Pamponet.

Em vistoria realizada por técnicos da SPTrans e da Prefeitura Regional (PR) da Lapa, no dia 6 de abril, também presente o presidente da ACOMEL, Carlos Sanches, que destacou a importância da obra, que é uma reivindicação antiga da sua entidade.

“Há mais ou menos 10 anos reivindicamos essa obra, principalmente, a questão do esgoto, que é um problema muito sério porque com o entupimento da galeria, alaga a rua e o piso tanto do asfalto, como das calçadas acaba cedendo. A Prefeitura vem e refaz, mas depois de pouco tempo, o problema volta acontecer. Com essa obra, acho que enfim o problema será sanado, fora que o lugar ficará bem mais bonito”, disse.

O prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes, ressaltou que a obra só será possível, graças à parceria entre os três órgãos públicos envolvidos: SPTrans, Prefeitura Regional e Sabesp, além da ajuda da sociedade civil organizada, no caso a ACOMEL.

“A obra será importante porque vai resolver dois problemas ao mesmo tempo: a questão da drenagem e a questão da acessibilidade e ela só foi possível graças às parcerias, inclusive com a Sabesp, que vai atuar na orientação aos estabelecimentos que ainda despejam seus esgotos na galeria de águas pluviais, que não é o correto e que façam a ligação com a rede coletora”, explicou o prefeito regional.