Lapa celebra o Mês do Hip Hop com grafitagem e muita música

“Lapa Street Art” agitou a Viela Ema Ângelo Murari, no centro comercial do bairro

 Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e o Tendal da Lapa, a Prefeitura Regional da Lapa comemorou no último final de semana o Mês do Hip Hop. No último sábado, dia 7, mais de 40 artistas transformaram as paredes da Viela Ema Ângelo Murari, no centro comercial do bairro, com grafites que retratam a diversidade cultural da Lapa. Os artistas Johnny, Pardal, Karen Kueia, Pina, Gatuno e OTM Crew desenharam os muros da viela com a participação dos alunos do Tendal da Lapa ao som de Hip Hop e da Banda Operária da Lapa, um ícone do bairro, na ativa de 1881.

O evento que transcorreu durante todo o dia de sábado, continuou no domingo, dia 8, mas apenas com a pintura do restante das paredes da viela. Na parte musical de sábado, além da apresentação da Banda Operária da Lapa, cuja sede fica na esquina da viela com a Rua Joaquim Machado, que emocionou a todos os presentes, sobretudo os lapeanos mais antigos, destaque para o B. Boy Chileno, considerado um dos maiores dançarinos de break do Brasil e ganhador do prêmio Sabotage, mostrando toda a diversidade cultural do bairro, misturando tradição e modernidade. Teve ainda Batalha de Rap, com várias bandas se apresentando no palco armado para delírio do público em geral, em especial os amantes da chamada “cultura de rua”.

Além do resgate das tradições lapeanas e da celebração da arte de rua, na Semana do Hip Hop, o evento também teve como intuito despertar na população o valor da cidadania e o sentimento de pertencimento do espaço público, que tal como a Toca da Onça (túnel sob a linha férrea, que liga o Centro Comercial à Lapa de Baixo), encontrava-se degradado.

“A Banda Operária da Lapa é uma das mais tradicionais bandas da nossa cidade, na ativa desde 1881. Um tesouro da nossa região! Por estarem aqui ao lado não faria sentido nenhum essa festa sem eles. É tradição e modernidade, tudo junto e misturado! Agradeço por abrilhantarem nosso evento. Contem a Prefeitura Regional da Lapa para cuidar desse espaço”, disse o prefeito regional da Lapa, Carlos Fernandes.


Muro pintado pelos artistas Phoenix, Gatuno e Claraleff


Grafiteiros transformando o espaço que fica no Centro Comercial da Lapa


B. Boy Chileno se apresenta no palco do Street Art


Público acompanha o trabalho dos grafiteiros e os shows musicais no palco armado na viela