Lapa comemora 429 anos e leva atividades culturais para escolas e comunidades

Programação contempla moradores da Lapa, Vila Ipojuca, Vila Romana, Sumaré e Água Branca

No último dia 12 de outubro a Lapa completou 429 anos. Em comemoração, a Subprefeitura regional organizou uma série de atividades culturais e para este final de semana escolas, associações e comunidades participarão da programação que inclui uma extensa programação cultural, em diversos locais do bairro. Cerca de mil crianças participaram das atividades que incluem peças teatrais, oficinas circenses, visitas à equipamentos culturais, entre outros. A iniciativa da Subprefeitura da Lapa, conectou artistas, Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Educação e outros atores culturais para proporcionar a este público experiências únicas e marcantes.

“Queremos levar a cultura até as pessoas. Vivemos em uma região rica nesse segmento e é essa noção de pertencimento a um território rodeado de arte e cultura que queremos proporcionar, essa descoberta do potencial regional e do despertar para usufruir tudo o que a Lapa tem de melhor”, explica o subprefeito Leonardo Casal Santos.

 

16 de outubro – QUARTA-FEIRA

10h – Espetáculo de bonecos Menino Coragem
Local: Teatro Viradalata - Rua Apinajés, 1387 – Sumaré
Os alunos das EMEIs Ricardo Gonçalves e Dona Leopoldina assistirão ao Teatro Infantil de Bonecos da Cia. Articularte, Menino Coragem. 180 crianças terão a oportunidade de conhecer a história de um menino (Boneco Zaki) e sua irmã (Janaína), que se perdem de sua família e vivem uma aventura inusitada, enfrentando situações estranhas, perigosas e também divertidas. Com muita coragem, eles são obrigados a cruzar uma floresta escura, com seres surreais, depois um mar de criaturas marinhas fantásticas, até chegarem em uma nova terra, onde terão que se adaptar à vida daquele povoado. Saiba mais sobre a peça – www.articularte.com.br/menino-coragem.

Imagens espetáculo bonecos menino coragem

10h Espetáculo MONASCICLOS com a Dupla de Palhaç@s Jujuba & Chicote
Local: Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa
210 alunos da EMEI Noêmia Ippólito vão mergulhar na história de um conflito cômico entre uma semente de Cacto e um Jardineiro, com a dupla de palhaços Jujuba e Chicote, sob a direção de Cida Almeida. A dupla se desafia, durante 30 minutos, entre experimentos de números clássicos de monociclos, elementos da Arte Drag, da pantomima e sua dramaturgia corporal.

Palhaço com vestimenta laranja listrada e branco, outro palhaço vestido de verde e em um ofurô de palha

Espetáculo SEM PALAVRAS com Cia Mimos
160 alunos da Escola Estadual Guilherme Kuhlmann conhecerão o universo da mímica no espetáculo SEM PALAVRAS, que traz dez esquetes curtas totalmente sem falas, narradas a partir de imagens gestuais e da ilusão que a mímica propõe. Mais do que histórias divertidas, SEM PALAVRAS convida a um tempo de absorção e um diálogo com o imaginário. Através da narrativa gestual e da ilusão concreta, as crianças a brincam de construir imagens e repertórios que não estão ali, estimulando sua imaginação e indo de contraponto a uma passividade que os meios eletrônicos tendem a propor. A proposta é que as crianças participem de uma vívida brincadeira, construindo seu vínculo com as imagens e interações e apropriando-se de um conteúdo que passa a ser exclusivamente seu, já que sua imaginação e envolvimento são fundamentais para complementar os gestos e histórias trazidas. Saiba mais sobre a Cia Mimos - www.ciamimos.com.
Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca

Criança e pai no palco de um espetáculo, criança está erguida nos braços do adulto, ambos com vestimentas circenses

19 de outubro - SÁBADO

10h - Oficina de Circo para Pais e Filhos
Local: Espaço Namakaca - Rua Álvaro Martins, 17 - Lapa.

Grupo Namakaca realiza uma oficina gratuita para pais e filhos, o objetivo de brincar de circo em família, sentir as dificuldades e vencer os desafios circenses juntos, trabalhando em dupla, trio ou coletivo. É um espaço para apresentar, tentar e descobrir habilidades. Serão trabalhadas técnicas circenses para acrobacias de solo, malabares e palhaçaria. As inscrições serão feitas no local, até 30 minutos antes do início. Saiba mais sobre o Grupo Namakaca - www.facebook.com/namakaca.

Palhaço interagindo com crianças em uma escada pública

20 de outubro - DOMINGO

Local: Sede da Cia Vagalum Tum Tum - Rua votupoca, 381 - Vila Ipojuca
15h -Shake Show com Cia. Vagalum Tum Tum
Shake Shake Show é um espetáculo musical, com canções criadas especialmente por Angelo Brandini e Fernando Escrich para os espetáculos do seu repertório Shakespeare. Neste musical, quatro versões de William Shakespeare apresentam resumidamente suas principais tragédias adaptadas pela Cia. Vagalum Tum Tum – O Bobo do Rei (Rei Lear), O Príncipe da Dinamarca (Hamlet), Bruxas da Escócia (Macbeth) e Henriques (Henrique V) -, com humor e poesia, e especialmente concebido para divertir todas as idades. Em cena quatro atores, palhaços e músicos, apresentam canções consagradas, com novos arranjos de Daniel Baraúna e Demian Pinto, que introduziu o piano em cena além do Violão, guitarra, acordeon, bateria e percussão. Assistirão ao espetáculo 35 crianças da ONG Herculano Pires. Saiba mais sobre a Cia. Vagalum Tum Tum - www.ciavagalum.com.br.

Cenas de espetáculos circenses

22 de outubro – TERÇA-FEIRA


Local: Espaço Pia Fraus - R. Coriolano 624 - Lapa
9h - Visita ao Espaço Pia Fraus
Cem crianças da Comunidade dos Trilhos passarão a manhã no Espaço Pia Fraus. Farão uma visita guiada ao espaço e terão a oportunidade de conhecer o acervo de mais de 500 bonecos que já fizeram parte de espetáculos do grupo PiA FraUs. As crianças percebem o processo de materialização dos bonecos e a possibilidade de utilização de vários materiais, como: bucha vegetal, esteiras de palhas, cabaças, papel, isopor e muitos outros, na confecção de bonecos. Também são abordados os temas dos espetáculos, Shakespeare, Sófocles, Cervantes, lendas indígenas, mitos populares brasileiros e algumas outras curiosidades. Em seguida participarão de uma oficina em que cada criança fará seu próprio boneco e poderá levar para casa. Para fechar o dia assistirão ao premiado espetáculo Bichos do Brasil, que retrata o cotidiano dos animais numa selva tropical. A trilha sonora composta especialmente para o espetáculo faz uso de diversos ritmos brasileiros como o Forró, Frevo, Bossa Nova, Samba, Maracatu. Saiba mais sobre o Espaço Pia Fraus - piafraus.com.br.

Cenas de palco com artistas caracterizados com figurinos circenses

23 de outubro – QUARTA-FEIRA

Local: Tendal da Lapa - R. Guaicurus, 1100 - Água Branca
11h - Vibração de Histórias com a Trupe dos Avós
O Tendal da Lapa vai receber a Vibração de Histórias com a Trupe dos Avós para uma viagem por histórias muito divertidas, com a presença de cerca de cem alunos da EMEI Profa. Neyde Guzzi De Chiacchio e EMEF Dilermando Dias dos Santos. As narrativas envolvem brincadeiras que estimulam a imaginação e desenhos. As crianças são envolvidas também na dinâmica “quem conta um conto sempre aumenta um ponto”, com a participação através de fábulas. Rola inda a preparação da receita para “fazer histórias” onde as crianças manuseiam letras, números, sinais de pontuação em um tacho do qual aparecerão as palavras que darão forma as histórias. Saiba mais sobre a Trupe dos Avós- www.facebook.com/trupedosavos.

Foto do espetáculo Trupe dos Avós

26 de outubro – SÁBADO
Local: Galpão dos Parlapatões - R. Sepetiba, 182 - Vila Romana
17h - Cabaré de circo com banda ao vivo
Espetáculo recheado de números circenses traz a cena lira, trapézio, malabares, tecido em gota entre outras surpresas circenses para encantar a família toda. Tem apresentador fazendo palhaçada, ajudante deixando tudo mais atrapalhado e no entra e sai desses dois palhaços os artistas se apresentam mostrando a arte do circo de forma grandiosa com acompanhamento de música ao vivo para preencher mais cada apresentação. Vai ser no Galpão Parlapatões e é só chegar e se divertir. Saiba mais sobre o Galpão- parlapatoes.com.br.

Galpão dos palpatrões em cena na Praça Cornélia