PREFEITURA DE SÃO PAULO

Subprefeitura Lapa participa do Dia Mundial da Limpeza

Data reúne milhões de pessoas em 150 países para realizar mutirões de limpeza

05/09/2019 12h27

Em menos de um mês acontece a maratona mundial de limpeza pelo World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza), 21 de setembro. A Lapa participa com 13 grupos de mutirões que estavam presentes no evento do Limpa Lapa e agora vão para edição mundial. A data faz com que milhões de voluntários unidos pela preocupação com o meio ambiente, em 150 países, andem por suas cidades para limpar os locais que sofrem com a poluição causada pelos resíduos.

Segundo dados das equipes responsáveis pela limpeza da região, neste ano a Subprefeitura Lapa recolheu aproximadamente 338 toneladas de resíduos em bocas de lobo, 71 mil toneladas de coleta domiciliar, 3 mil toneladas de coleta seletiva e 216 mil toneladas de entulho pelo programa “Cata-Bagulho”, além de 7,6 mil toneladas de entulho fora do programa. Também foram recolhidas em torno de 3 mil toneladas pelas equipes de varrição e 5 mil toneladas de resíduos em nossos Ecopontos.

A região da Subprefeitura Lapa contará com treze pontos de encontro até o momento, sendo eles: Mercado da Lapa; Viaduto Mofarrej; ACM Lapa - Av. Brigadeiro Gavião Peixoto; CAMP OESTE - Rua João Pereira; Subprefeitura Lapa - Rua Guaicurus, 1000; Faculdade Rio Branco; Ciesp Oeste; Praça Amadeu Decome - Av. Cerro Corá com Rua Sepetiba; Praça Cornélia - Rua Clélia; CEAGESP Lapa - Rua Gastão Vidigal; e Cemitério da Lapa - Rua Barbalha, Parque Vila dos Remédios, Parque Zilda Natel. 

“Um número significativo de parceiros e voluntários aderiram à ação, o que é muito positivo tanto para a região como para a cidade de São Paulo como um todo. Além de coletar os resíduos, a iniciativa possibilitará uma maior conscientização e orientará o cidadão a forma correta de descarte”, diz o subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos.

Haverá também postos de coleta de vidros, lixo eletrônico, pilhas e óleo de cozinha. Em breve informaremos os locais. Com exceção dos Parques participantes, os demais onze grupos encerrarão a atividade no Terminal da Lapa (Praça Miguel Dell’erba).

Para saber mais ou se cadastrar para ser um voluntário da ação, acesse: portal Limpa Brasil

Imagem mostra logotipo do Dia Mundial da Limpeza 2019


Sobre o Dia Mundial da Limpeza:
A ação global liderada por cidadãos une as comunidades locais que estão lutando com os desafios de resíduos mal geridos e descartados da pior maneira possível como os que são despejados em lixões ilegais, que vão parar em praias, rios, florestas, ruas e terrenos.

A maratona de limpeza começa em Fiji, no sul do Pacífico, onde o dia nasce e depois por todo o planeta até chegar ao Havaí, nos Estados Unidos. O evento vai envolver dezenas de milhões de pessoas residentes, desde pequenas aldeias rurais até as maiores megacidades do mundo. Em alguns países a participação será de até 5% da população.

A ação está sendo impulsionada pelo movimento cívico “Let's Do It! World” que iniciou ações de limpeza em 113 países ao longo da última década, com a participação de mais de 20 milhões de voluntários no total.

Em 2018, no dia 15 de setembro, a primeira edição do Dia Mundial da Limpeza contou com quase 18 milhões de pessoas e a expectativa é de que na sua segunda edição, dia 21 de setembro, esse número dobre.

No Brasil a mobilização nacional é realizada pelo Instituto Limpa Brasil Let’s Do It e Teoria Verde. O País já conta com a adesão de mais de 1.000 municípios que receberão diversos mutirões de limpeza em suas cidades e contam com um reforço de peso para engajamento da sociedade civil - o apoio da “Gooders”, uma moeda digital que recompensa quem faz o bem.

Todo voluntário que participar do Dia Mundial da Limpeza receberá moedas “Gooders” que poderão ser trocadas por descontos na rede de empresas parceiras. Além disso, os mobilizadores Instituto Limpa Brasil e Teoria Verde, juntamente com a “Gooders”, vão premiar um dos participantes da ação com um carro zero quilômetro.
Para participar, basta acessar www.limpabrasil.org, clicar na ação do Dia Mundial da Limpeza, cadastrar-se na Gooders e seguir as orientações.

Imagem mostra logotipo do Dia Mundial da Limpeza 2019 com bandeira do Brasil ao fundo

Veja mais sobre a história do evento:
O World Cleanup Day ou Dia Mundial da Limpeza é uma ideia que teve um início humilde e pode mudar o mundo. A ideia de limpar coletivamente um país começou na pequena nação da Estônia em 2008, quando 50.000 pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas.

Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let's Do It!” ou “Vamos fazer isso!” www.letsdoitworld.org, que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 158 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

No Brasil, o movimento Let’s Do It! teve iniciou em 2011, idealizado pela Atitude Brasil como Movimento Limpa Brasil Let’s Do It! e formalizado em 2013 como Instituto Limpa Brasil Let’s Do It! e, em 2018 todos os países se uniram para a realização da primeira edição do #WorldCleanupDay. No Brasil, conta com a mobilização nacional pelo Instituto Limpa Brasil Let’s Do It! e pela Teoria Verde.

Considerada a maior ação cívica da história, uniu quase 18 milhões de pessoas em 157 países para limpar as cidades simultaneamente em um único dia (15 de setembro). No Brasil foram 363 cidades que realizaram a ação e mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos.

Quais resultados obtidos na Estônia?
Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Ljubljana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do Mundo.

O Dia Mundial da Limpeza no Brasil
A meta é mobilizarmos 1.000 cidades no Brasil e mais de 500 mil voluntários para participarem dos mutirões e de ações educativas ao longo da semana (16 a 21/9).

Como a sua cidade pode participar da ação?

O Dia Mundial da Limpeza organizado pela rede Let's Do It! tem como principais atores os voluntários e suas cidades. Os atores podem ser pessoas e organizações como, por exemplo, a comunidade local, ONG, instituto, cooperativa, OSCIP, associação, desde que seja apolítica, e tenha valores que combinem com o Let’´s do it! e vontade de cooperar com a causa.

O objetivo é mostrar que a gestão do lixo é um trabalho compartilhado. Município e população precisam estar juntos para proteger o mundo para essa e as futuras gerações.

Destaque nacional e internacional
O apoio da prefeitura é muito importante por meio das Secretarias de Educação, Limpeza Urbana e Meio Ambiente, Saúde e Comunicação, para que os resultados sejam ainda melhores. O conteúdo gerado com informações da ação, assim como seus resultados, estarão na rede Let’s do It no Brasil e no mundo. É muito importante mostrar que o município está preocupado com esse problema.

Mais informações:

Subprefeitura Lapa - Rua Guaicurus, 1000 - Lapa

Asessoria de Imprensa

(11) 3396-7510