Lapa Oportunidades chega à 5ª edição

Programa disponibiliza 500 vagas para 15 turmas de Auxiliar de Escritório

Chega à região a 5ª edição do Lapa Oportunidades, programa de requalificação profissional idealizado pela Subprefeitura Lapa, com o objetivo de incluir pessoas no mercado de trabalho. A frente ganha neste momento a parceria com o Senac unidade Lapa Tito, que disponibilizou um total de 15 turmas e mais de 500 vagas para cursos de Auxiliar de Escritório.

 

As avaliações e inscrições podem ser feitas à partir de segunda-feira, 9 de setembro, na Praça de Atendimento da Subprefeitura, das 8h às 17h, até que se esgotem as vagas disponíveis. Em breve, a Subprefeitura se reunirá com empresários da região com objetivo de fomentar a interlocução entre candidatos à vagas de emprego e empregadores. O propósito da parceria é qualificar a juventude para as inserir no mercado de trabalho.

 

“Queremos contribuir de fato com a primeira oportunidade de emprego para muitos desses jovens. Com uma melhor qualificação, conseguimos aumentar essa oferta nos locais mais próximo de onde vivem. Se cada vez mais trouxermos estas oportunidades para região, o custo de procurar emprego diminui. Acredito que é papel do poder público articular com diversas empresas para oferecer vagas em local único e, assim, aumentar o poder de escolha dos jovens para as que mais lhe interessam. Também podemos conhecer quais áreas são mais procuradas e então direcionar os estudos deles”, diz o subprefeito da Lapa, Leonardo Casal Santos.

Foto de divulgação do curso

Sobre o curso:
O objetivo deste módulo de capacitação é proporcionar formação profissional inicial de jovens em rotinas de escritório e fornecer conhecimentos básicos para uma atuação proativa na busca de um emprego e para o exercício de suas funções.

Além das rotinas de escritório, a modalidade abordará o desenvolvimento de competências em língua portuguesa e matemática, visando aprimorar seu domínio da comunicação e permitir que o jovem assimile, associe, compare e perceba as relações que existem entre as operações matemáticas e o dia a dia, como administrar as economias, decidir sobre a prioridade de gastos e adquirir itens necessários. A carga horária do curso é de 160 horas.

Pré-requisitos:
Os pré-requisitos para participação, como idade máxima e comprovação de escolaridade, poderão ser flexibilizados no caso de jovem com deficiência (§§ 5º e 6º do artigo 428 e artigo 433 da Consolidação das Leis do Trabalho).

O curso é destinado a jovens que buscam desenvolvimento profissional, que tenham interesse em adquirir conhecimentos relativos a rotinas e processos básicos de escritório e inserir-se no mundo do trabalho.

Idade: de 14 a 21 anos.
Escolaridade mínima: ensino fundamental 2 incompleto.

Mercado de Trabalho:
Atuação no mercado de trabalho:
O aluno formado por este curso poderá atuar em escritórios de pequeno, médio e grande porte, em qualquer segmento de mercado, prestando serviços de rotina referentes aos processos administrativos.

Panorama de mercado:
Nos últimos anos, houve um aumento no número de empregos no mercado formal nesta área, no entanto as preferências são dadas aos profissionais com alguma experiência ou que tenham cursos de especialização em vendas, computação, organização, recepção, entre outros.

A especialização é abrangente e o profissional poderá procurar outros cursos que complementam as aptidões necessárias, como os de gestão empresarial, negócios internacionais, economia de empresas, logística, marketing e tecnologia.

Tabela de turmas do curso e seus horários

Método:
O curso prevê trabalhos em grupo, discussão de casos, debates, jogos e vivências, simulações, solução de problemas, discussão de vídeos, e outras atividades que estimulem a crítica, a criatividade e a tomada de decisão.

- Mercado de trabalho e empregabilidade.
- Marketing pessoal na busca de oportunidades de trabalho.
- A importância do domínio de diferentes registros linguísticos para a qualidade da comunicação.
- Os recursos linguísticos como ferramentas de desenvolvimento pessoal e profissional.
- A língua como instrumento de cidadania.
- Interpretação e produção textual.
- Percepção, autonomia, adequação e escolha.
- O repertório pessoal como ponto de partida para a aprendizagem.
- Representações dos números (naturais, inteiros, racionais).
- Diferentes procedimentos de cálculo (exato e aproximado, mental e escrito)
- Tecnologia da informação na formação de uma rede de relacionamento.
- Unidades de medida padronizadas (massa e volume).
- Criação de tabelas.
- Análise e interpretação de gráficos.
- IBGE - Censo 2010 cidadania projeto futuro.
- A responsabilidade e a ética nas rotinas e processos básicos de escritório.
- Perfil do profissional de escritório.
- A tecnologia como aliada dos processos administrativos.
- A organização como ferramenta de controle de processos.
- A importância das rotinas e processos básicos de apoio aos serviços de escritório.
- A diversidade de rotinas e processos dos serviços de escritório.
- Qualidade no atendimento ao cliente interno, cliente externo.


Certificação:
O Senac confere certificado de conclusão do curso aos alunos aprovados.

Documentos para Matrícula:
Apresentação dos documentos:
- RG
- CPF

Todas as vagas são 100% gratuitas e as inscrições podem ser realizadas presencialmente na unidade do Senac Lapa Tito, Rua Tito, 54 - Vila Romana, ou pelo portal da unidade.

Mais informações:

Biblioteca - Senac Lapa Tito
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Rua Tito, 54 - Vila Romana
São Paulo - SP CEP: 05051-000
Telefone: (011) 2888-5500, 2ª a 6ª feira: 8 às 21 horas; sábado: 8 às 14 horas