Pátio de Compostagem da Lapa recebe visitas na Semana do Meio Ambiente

Alunos e munícipes conheceram o processo de produção de composto orgânico

Durante a Semana Mundial do Meio Ambiente, o pátio de compostagem da Lapa recebeu visitas, de escolas e munícipes interessados no funcionamento do processo de produção de composto orgânico. A visitação foi monitorada por profissionais da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana - Amlurb, que apresentaram o projeto e comentaram sobre a importância do serviço.

Imagem mostra visita monitorada às leiras de compostagem no pátio da Lapa

“O pátio da Lapa foi o primeiro a ser implantado e representa um marco na cidade, pois forneceu condições para que o processo pudesse ser ampliado. As visitas procuram mostrar para a população que o resíduo orgânico produzido nas nossas casas também pode ser reciclado”, conta Rafael Golin, engenheiro agrônomo responsável pelo programa de Compostagem.

No total, a Lapa recebeu 35 visitantes e foram entregue 65 sacos de 200g de adubo. Na sexta-feira, 7, a escola a Sociedade Benfeitora Jaguaré foi à visitação com 25 pessoas.

O pátio da Lapa composta cerca de 35 toneladas de resíduos orgânicos por semana, recebidos de 26 feiras livres. O adubo feito serve para melhorar a qualidade da terra de jardins, hortas e plantações da região. A compostagem é uma tecnologia de baixo custo que traz impactos positivos para a gestão de resíduos local.

Todo visitante pode retirar até dois sacos grandes (de entulho) de adubo por mês, basta ter em mãos documento pessoal para realização de cadastro. No dia da inscrição, a pessoa recebe um saquinho de 200g de amostra grátis.

Para retirada do maior saco, é preciso levar o seu próprio recipiente e deixar no local por pelo menos um dia, para que o mesmo seja preenchido com o composto pelos funcionários, assim fazendo com que o interessado volte para buscar apenas no dia seguinte, sempre no período da tarde, das 14h às 17h.

Estudantes atentos às explicações no pátio de compostagem da subprefeitura Lapa

O pátio de compostagem da Lapa é pioneiro entre as subprefeituras e tem sido adotado como exemplo em outras regiões, como é o caso da regional da Sé, Mooca, São Mateus e Ermelino Matarazzo, que graças ao sistema piloto da compostagem da Lapa, implementaram o processo em suas regiões, contribuindo com o meio ambiente da cidade de São Paulo.

Se você não conseguiu visitar o pátio na semana do meio ambiente, entre em contato com a Subprefeitura e agende uma visita, assim podendo retirar também seu composto para usar no seu vaso, quintal ou horta. O pátio da Lapa, Av. José Maria de Faria, 487 - Lapa de Baixo, funciona de segunda à sexta, das 9h às 17h.