Subprefeitura e entidades se unem para o “Limpa Lapa”

Mutirão de limpeza ocorre no próximo sábado e conta com dez itinerários definidos

O Limpa Lapa, grande mutirão de limpeza, articulado pelo Instituto Limpa Brasil em parceria com a Subprefeitura e a Ciesp Oeste, acontece no próximo sábado, 15, a partir das 9h, na região da Lapa. Até o momento a ação conta com 47 entidades confirmadas. No total serão dez grupos que percorrerão diferentes pontos da Lapa.

Imagem mostra arte feita para o evento com os seguintes dizeres: 15/06/19, Limpa Lapa. E embaixo de tudo logos dos apoiadores.

Os participantes receberão um kit personalizado com colete, luvas e sacos para coleta de resíduos.

A ideia partiu do Instituto Limpa Brasil como prévia para o Dia Mundial da Limpeza, comemorado em 21 de setembro. A instituição já interveio com ações em mais de 20 municípios de todo o país, recolheu aproximadamente 3,2 toneladas de resíduos enviados à cooperativas de catadores e contou com a participação de mais de 180 mil pessoas.

Para o subprefeito Leonardo Casal Santos, trata-se de ação global de mobilização e conscientização social. “Um número significativo de parceiros e voluntários aderiram à ação, o que é muito positivo tanto para a região como para a cidade de São Paulo como um todo. Além de coletar os resíduos, a iniciativa possibilitará uma maior conscientização e orientará o cidadão a forma correta de descarte”, diz o subprefeito.

Para o Instituto Limpa Brasil é importante que a sociedade enxergue o seu papel dentro do cuidado e da preservação do meio ambiente. Precisamos refletir sobre a relação de causa e efeito que o lixo traz para a nossa vida diária quando ele é descartado de forma incorreta. Isso não é um problema que acontece só na Lapa, mas em todo o Brasil”, explica Edilainne Muniz, coordenadora nacional do Instituto Limpa Brasil.

De acordo com a representante, em São Paulo existem aproximadamente três mil pontos de descarte irregular. “O impacto na nossa vida é direto, uma vez que esse material entope galerias e quando chove ocorrem as enchentes, ou quando acumula água, causa proliferação do mosquito da dengue”, completa.

O fim do mutirão de limpeza está previsto para às 11h, quando todos grupos se encontrarão na Praça Miguel Dell’Erba, perto da Estação Lapa da CPTM. No local haverá separação dos materiais recolhidos e, para pedestres que estiverem pela área, convocação para se unirem à campanha.

Durante a ação, vidros e lixo eletrônico serão coletados e depositados em containers disponíveis na Praça Miguel Dell'erba e em seguida encaminhados para as cooperativas. A Subprefeitura será responsável pelos demais resíduos coletados.

Imagem mostra arte feita com grupos e seus respectivos itinerários.

O Limpa Lapa conta com com as seguintes parceiras: PM, GCM, Corpo de Bombeiros, 21º Depósito de Suprimento, CET, Jornal da Gente, Loga, Ecoss, ACM Lapa, Acomel, ACSP D.Oeste, Apas, Assampalba, Associação Amo City, Asfarla, Associação dos Advogados, Associação 11 Garotos, Associação Lapa de Baixo, Associação Viva Leopoldina, Cades Lapa, Camp. Oeste, Col Santo Ivo, Consabs, Conseg Leopoldina, Conseg Lapa, Coopermit, Esc. Quarupe, Faculdade Rio Branco, Faculdade São Judas, Hospital Albert Sabin, I. Anastasiades, Movimento B. Praça, OAB Lapa, Ratary Club A Lapa, Rotary Club Lapa, Sebrae Oeste, Senac Lapa, Senai Leopoldina, Sesi Leopoldina, Sicredi, Shopping C Lapa, Y´s Men’s C. C. Lapa, Y´s Men’s C. SP La, entre outros; A ação tem como patrocinadores o Instituto Solvi, a Koleta Ambiental e a AcquaSul.

Para mais informações sobre o evento, o contato pode ser feito por e-mail ou por telefone 11 2894-9606.