Subprefeitura dá posse aos novos Conselheiros do Cades Lapa

Evento aconteceu na última semana no Tendal da Lapa

O Conselho Regional do Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz da Subprefeitura Lapa já tem uma nova composição. Na última semana a subprefeitura Lapa, por meio do subprefeito Leonardo Casal Santos, concedeu a posse aos representantes eleitos. Além da sociedade civil, assumem o conselho 18 membros, indicados pelo poder público para atuarem em parceria com os demais, entre eles, dois representantes de cada secretaria e dois da subprefeitura Lapa.

Posse Cades em auditório fechado, cadeiras em círculo, pessoas sentadas e uma em pé ao centro

“Nosso papel neste conselho é ajudar quem faz gestão. O papel da subprefeitura, além de fazer zeladoria, é usar esse poder de articulação, falar com secretarias diferentes e com a participação da sociedade”, explica o subprefeito Leonardo Casal Santos.

A composição contou pela primeira vez com a indicação de sete secretarias para fazer parte da composição do Cades, entre elas, Educação, Urbanismo e Licenciamento, Saúde, Habitação, Esporte e Lazer, Direitos Humanos e Cidadania, Verde e Meio Ambiente.

O Cades Lapa foi formado por oito membros titulares e oito suplentes da sociedade civil, eleitos por votação popular, e oito representações da prefeitura municipal (dois representantes de cada).

Além da posse dos eleitos, o evento contou com a palestra da geóloga Patrícia Sepe, que falou sobre "A importância da dimensão ambiental no planejamento urbano de São Paulo". Durante a noite também foram explorados assuntos como características e necessidades da região, plano diretor estratégico, lei de uso e ocupação, cota ambiental, entre outros.

Posse Cades em auditório fechado, Pessoas em pé em círculo de mãos dadas

Cades Lapa
O Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Cultura da Paz – CADES foi instituído nos termos do artigo 22 da Lei nº. 11.426, de 18 de outubro de 1993, e disciplinado pela Lei 14.887, de 15 de janeiro de 2009. É um órgão consultivo e deliberativo em questões referentes à preservação, conservação, defesa, recuperação e melhoria do meio ambiente natural, construído e do trabalho, em todo o território do Município de São Paulo. Seu funcionamento foi regulamentado pelo Decreto nº 52.153/2011.
Os conselheiros eleitos são responsáveis em promover ações pertinentes à preservação do meio ambiente.