Subprefeitura recebe palestra sobre inclusão

Semana conta com programação especial para pessoa com deficiência

 Na última sexta-feira, 22, profissionais da Subprefeitura Lapa que prestam atendimento ao público participaram da palestra “Conhecer para incluir” com a palestrante Carol Santos. O tema foi abordado em dois horários e contou com a participação de funcionários da subprefeitura e profissionais da Praça de Atendimento. “Foi uma ação importante que veio para preparar nossos profissionais a prestarem um serviço de qualidade aos deficientes. Nosso objetivo é tornar uma sociedade cada vez acessível e inclusiva a todos e como servidores devemos ser exemplo e agentes multiplicadores de informações e preparo” explica o subprefeito Leonardo Casal Santos.

Palestrante de frente para a foto e participantes de costas. Foto tirada em um auditório.

A ação faz parte de uma programação especial da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência em parceria com a Secretaria de Subprefeituras, a Subprefeitura Lapa e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.

Nos próximos dias 27 e 28, a Subprefeitura receberá a Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência, os atendimentos incluem: Orientações sobre Empreenda Fácil, MEI e empreendedorismo (ADESAMPA); Vagas de emprego, seguro desemprego, emissão de carteira profissional 1ª e 2ª via, Formalização de MEI (CATe); Cadastro de estudantes com deficiência (CIEE); atendimento (CMPD); Cartão DEFIS para estacionamento (DSV); IPTU, Isenção de IPTU para aposentados, desbloqueio de CCM e Senha WEB (Fazenda); Orientação jurídica (FMU); Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa (Junta de Serviço Militar); Consulta e negociação de débitos tributários Mobiliários e Imobiliários inscritos na Dívida Ativa (Justiça); ouvidoria e serviços de Direitos Humanos para imigrantes, mulheres, idosos e LGBTI+ (SMDHC); Bilhete Único Especial e Atende+ (SPTRans); Pedidos de fiscalização, reclamações, denúncias e melhorias /Calçada, árvore, tapa buraco, acessibilidade, obras (Subprefeitura Lapa).

Imagem registrada de frente para a palestrante, da lateral esquerda para a direita com participantes de costas para a foto e a palestrante de frente.

Para facilitar o atendimento ao público surdo e com deficiência auditiva, haverá no local um posto de atendimento da Central de Intermediação em Libras (CIL), que é administrado pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED). Trata-se de um serviço de intermediação em Português/Libras, por meio de vídeo chamada, que permite a comunicação entre pessoas com deficiência auditiva e servidores públicos em tempo real.

Para encerrar a programação, na quinta-feira, 28, a partir das 19h, ocorrerá no local a palestra "Acessibilidade para Empreendedores", voltada para comerciantes e moradores da região.

Serviço: Caravana de Serviços Municipais para Pessoas com Deficiência
Data: 27 e 28/março
Horário: 10h às 16h
Local: Subprefeitura Lapa - Rua Guaicurus, 1000 – Lapa, Zona Oeste

Palestra: Acessibilidade para Empreendedores
Data: 28 de março
Horário: 19h
Local: Subprefeitura Lapa – Rua Guaicurus, 1000 – Lapa, Zona Oeste

Fotos: Tiago Gonçalves