Obras na encosta da Avenida Presidente Altino estão quase prontas

Além do muro de arrimo, está sendo feita requalificação da calçada com acessibilidade

A concretagem do muro de arrimo para evitar novos solapamentos e erosões na encosta localizada na altura do número 1.000 da Avenida Presidente Altino, no Jaguaré, já está em estágio avançado. Orçada em cerca de R$ 4 milhões e bancada com recursos do Fundo Municipal de Saneamento Ambiental e Infraestrutura (FMSAI) da Secretaria Municipal das Prefeituras Regionais (SMPR), a obra vem sendo acompanhada desde abril pela Prefeitura Regional (PR) Lapa e deverá ser entregue nas próximas semanas. Além do muro de arrimo, a obra terá ainda requalificação da calçada, que antes estava bastante danificada, com alargamento e total acessibilidade (piso tátil para portadores de deficiência visual e rampa para cadeirantes). Também estão sendo construídas muretas de proteção entre trechos do passeio e da avenida, guias e sarjetas foram trocadas e será colocada uma baia junto ao novo ponto de ônibus, que também deverá ser requalificado.


Antiga reivindicação dos moradores e comerciantes da região, que sofriam com constantes deslizamentos de terra no período de chuva, a obra de contenção da encosta segue a todo vapor e nesta quarta-feira, dia 10, operários e máquinas da SC Engenharia (empresa contratada da Prefeitura) trabalhavam em todas as frentes da obra para entregá-la a população o mais brevemente possível. Quando concluída, ela dará mais segurança aos transeuntes (pedestres e moradores), além de requalificar o espaço urbano de uma das mais movimentas e importantes avenidas da Zona Oeste.

Breve Histórico

Com a ocorrência de chuvas abundantes, a situação do local se agravou mais, causando erosões, infiltrações, deslizamentos e solapamentos, criando as voçorocas (fenômeno geológico que consiste na formação de grandes buracos de erosão causados pela água da chuva e intempéries, onde a vegetação não protege mais o solo) na crista do talude (encosta), colocando em risco a integridade física dos pedestres e veículos que transitavam pela avenida no pé do talude e na via pública existente no topo do mesmo.

Operários trabalham na parte de cima do muro

Operários trabalham na construção do muro de arrimo do talude da Avenida Presidente Altino

Além do muro de arrimo, está sendo requalificada a calçada com acessibilidade