Concluída remoção da Favela Aldeinha

Na noite de sexta-feira, 30 de janeiro, as últimas famílias da Favela Aldeinha foram removidas. Mais de 500 famílias que viviam na área junto à Ponte Julio de Mesquita Neto, na Marginal Tietê, no sentido da rodovia Ayrton Senna, foram removidas. Inicialmente foi feito um cadastro de todas as famílias realizado pela Secretaria de Habitação, a reintegração de posse ocorreu de forma pacífica e realizada em várias etapas, colocando fim às condições insalubres que as 500 famílias viviam.
A última etapa, realizada no dia 30 de janeiro, contou com um mutirão que envolveu a Subprefeitura Lapa, a Secretaria da Habitação, a Superintendência das Usinas de Asfalto (SPUA), o Conselho Tutelar, a Guarda Civil Metropolitana e a Polícia Militar, que ao longo do dia, removeram os últimos barracos. A remoção foi gradativa, as famílias se mudaram para conjuntos habitacionais ou receberam indenização pela posse dos barracos, já que chegou ao local após o longo período de cadastro foi encaminhada de volta às suas residências, para casas de familiares ou encaminhadas para albergues públicos.

Histórico
A invasão da área junto à Marginal Tietê aconteceu há cerca de seis anos e apresentava um histórico de risco e insalubridade aos seus ocupantes, além disso, causava interferências no viário devido ao lixo, esgoto ou mesmo protestos após incêndios corriqueiros. O local não contava com rede coletora de esgoto, que empoçava entre os barracos e o lixo acumulado, as ligações irregulares de energia apresentavam grandes riscos de choques elétricos e incêndio. As árvores mutiladas por cortes irregulares ou atingidas por incêndios também apresentavam risco para os habitantes do local.
Após os serviços de limpeza que demandarão centenas de caminhões para retirar o lixo, a Subprefeitura Lapa irá cercar a área e transformá-la em um jardim.