Vamos reciclar???

O primeiro Ponto de Entrega Voluntário Monitorado (PEV-M) da cidade nasceu na Lapa. Em frente ao Clube-Escola Lapa, ou ‘Pelezão’, como é conhecido. No PEV-M as pessoas depositar cinco tipos de recicláveis: papel, plástico, metais, vidro e, também, óleo de cozinha usado, um monitor recebe o material e, quando necessário, tira dúvidas sobre reciclagem. Todo o material recolhido é encaminhado para as cooperativas de reciclagem, gerando além do trabalho, renda para os cooperados, muitos deles saíram da situação de rua, para serem reintegrados ao mercado de trabalho. Mas também existe o ganho para o meio ambiente, a reciclagem permite a possibilidade reaproveitar as matérias primas e, assim, extrair menos materiais da natureza, enviar menos lixo para os aterros sanitários e, especialmente, diminuir o impacto ambiental.

O descarte pode ser feito todos os dias em qualquer horário, basta depositar os descartáveis nos locais indicados. A manutenção do PEV-M é feita por uma ONG que paga os monitores e se encarrega da destinação do material. A adesão dos moradores tem sido positivas e o modelo levado para outros pontos da cidade.
Reciclagem de conceitos


A Subprefeitura Lapa também implantou a reciclagem em todos as suas repartições, além disso, mobilizou os funcionários a aderirem ao projeto de consciência ambiental que, entre outras medidas, estimula a redução no consumo de recicláveis. Inicialmente foi introduzido o uso de canecas e copos não-descartáveis para os funcionários. Além disso, no pátio foram colocados coletores de: papel, plástico, metais, vidro e lixo orgânico, além de um toque da subprefeita Soninha Francine aos funcionários. Outra ação será a implantação de uma biblioteca comunitária na Praça de Atendimento onde os munícipes contarão com livros para leitura, podendo inclusive fazer doações.

O PEV-M fica no estacionamento do Clube-Escola da Lapa - Pelezão: Rua Belmonte, 957 - Alto da Lapa.

Subprefeitura Lapa: Rua Guaicurus, 1000 – Lapa.