Parque Zilda Natel é inaugurado em Perdizes

O Parque Zilda Natel, na esquina da avenida Dr. Arnaldo com a rua Cardoso de Almeida, em Perdizes, foi inaugurado no domingo, dia 15, com a presença do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, secretários municipais e familiares do ex-governador Laudo Natel. O parque tem como característica a vocação esportiva. São três pistas de skate interligadas que ocupam boa parte da área. Os skatistas podem optar por andar em pista street, com obstáculos que simulam condições encontradas nas ruas, como rampas e corrimãos; banks, com 75 metros quadrados no estilo bowl (bacia), que lembra uma piscina vazia e um half pipe de 100 metros quadrados. A elaboração do projeto das pistas contou com a participação de membros da Confederação Brasileira de Skate. O parque tem nove painéis grafitados em muros, arquibancadas e rampas.

Na cerimônia de inauguração, em um discurso emocionado, Laudo agradeceu a homenagem à sua esposa, Zilda, falecida em 2002. A ex-primeira dama de 1971 a 1975 foi a responsável pela criação do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e a idealizadora da campanha: ‘Se me deres esmolas comerei hoje, se me deres trabalho, comerei todos os dias’. "Era uma área degradada. Só a construção do parque já recupera a área. Esperamos continuar recuperando os equipamentos públicos e criando novos equipamentos para uma cidade de 11 milhões de habitantes", afirmou o prefeito Gilberto Kassab. "É uma homenagem que recebo com muita alegria, não só porque lembra o nome da Zilda, como também é no bairro onde ela viveu a maior parte de sua vida", disse o ex-governador.

Na cerimônia de inauguração, o prefeito Gilberto Kassab ressaltou a ampliação das áreas verdes da cidade. “No início da gestão, São Paulo tinha 33 parques. Nosso objetivo é alcançar o número de cem parques municipais até o final da atual gestão”. Laudo Natel, viúvo da homenageada não escondeu a emoção. “Quando viemos morar em São Paulo, na década de 30, sonhávamos em morar neste bairro. Só conseguimos realizar esse sonho 15 anos depois e, aqui, criamos filhos, netos e agora bisnetos. Seria um honra nomear um parque em qualquer área da cidade, mas em Perdizes esse sentimento é multiplicado muitas vezes”, completou o ex-governador.

A subprefeita da Lapa, Soninha Francine foi convidada a fazer uso da palavra pelo próprio prefeito. Também discursaram os secretários Andrea Matarazzo e Eduardo Jorge. Matarazzo destacou a união de esforços entre as secretarias da Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Esportes, que juntas tocaram o projeto com ampla participação da comunidade, moradores e esportistas. O parque será o primeiro da cidade que poderá ser administrado em cooperação com a iniciativa privada.

Esse é o segundo parque municipal na área da Subprefeitura Lapa, o primeiro é o Parque Vila dos Remédios, entre a Vila Jaguara e a Vila dos Remédios. Além deles, o Parque Orlando Villas Bôas está em fase de implantação na área que foi ocupada pela antiga Usina de Compostagem de Vila Leopoldina.

Parque Zilda Natel

O espaço de 2,3 mil metros quadrados havia sido utilizado como canteiro de obras para a construção da Estação Sumaré da Linha Verde do Metrô, que foi aberta em novembro de 1998. As obras de reforma no local começaram em junho de 2008, através da Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, sob supervisão da Subprefeitura Lapa e custaram R$ 696 mil.

O parque conta com acessibilidade, quadra de strettball (basquete de rua), bebedouros, pergolado com mesas para jogos de tabuleiro e uma academia para a terceira idade, com 10 aparelhos para ginástica laboral de baixo impacto: alongador, simulador de caminhada, simulador de cavalgada, de esqui, de remada sentada, de surfe, rotação dupla diagonal, rotação vertical, pressão de pernas e multi-exercitador.

Funcionamento: O Parque Zilda Natel abre diariamente, das 9h às 21h, com exceção nos dias de jogos no Estádio do Pacaembu, quando encerrará as atividades em horário definido pela administração, conforme horário da partida. Para utilizar as pistas é necessário obedecer o regulamento à disposição na secretaria do parque.

Localização: esquina da avenida Dr. Arnaldo com a rua Cardoso de Almeida, em Perdizes.