Contenção de ambulantes na Lapa

A Subprefeitura da Lapa realizou blitze noturnas em toda a região para coibir a venda irregular de bebidas alcoólicas nas ruas. Em duas semanas de operação, os fiscais apreenderam 500 litros de bebidas. Garrafas de licor, vinho, batida, vodka, cachaça e cerveja foram descartadas no ralo da Subprefeitura da Lapa no último dia 30 de junho.

O Setor de Fiscalização e Apreensão da Subprefeitura da Lapa lota diariamente seus caminhões com barracas e produtos, cujos ambulantes não possuem licença e instalam suas barracas totalmente fora dos parâmetros estabelecidos, prejudicando a passagem de pedestres no passeio público e a circulação de veículos. 

Os ambulantes vendem alimentos de origem duvidosa, em precárias condições de higiene, bebidas alcoólicas e outros produtos, gerando grande quantidade de lixo, que por sua vez alimenta roedores e outros insetos.

A fiscalização tem realizado operações especiais para desmontagem de quiosques de alvenaria no passeio público. Os ambulantes agem de forma ilegal, fazendo ligações clandestinas de energia elétrica e ligações clandestinas de água, colocando caixas para abastecimento. No período diurno os quiosques vendem vários tipos de produtos, como CDs piratas, mercadorias estrangeiras ilegais e à noite servem para outras atividades suspeitas. As ações para a coibição diurna e noturnade de ambulantes também são feitas no Estádio Palestra Itália em dias de jogos, assim como em eventos e festas promovidos na região.

A Subprefeitura da Lapa possui quatro estações da CPTM, uma estação do Metrô e dois terminais de ônibus. Nesses locais a área comercial é bastante ativa, onde concentra uma grande quantidade de ambulantes, sendo parte  com TPU (Termo de Permissão de Uso), e parte irregular, sem licença para exercer essa atividade.
 
As operações são feitas no Terminal da Barra Funda, Av. Escola Politécnica, Rua da Várzea, Av. Tomas Edson, R. Dr.Bento Teoblado Ferraz, Av. Sumaré, Av. Francisco Matarazzo, R. Áureo de Andrade, R. Cardoso de Almeida, Av. Presidente Altino, R. Dracena, Av. Mackenzie, R. Monte Alegre, R. Adolfo Pinto, onde existe uma concentração de ambulantes.


Para as ações, a Subprefeitura utiliza máquinas e equipamentos como tratores, britadeiras, maçaricos entre outras ferramentas e conta com apoio da GCM, PM, CET e Polícia Civil.