Prefeito vistoria reforma da ponte do Limão

As obras de reforço das estruturas e de alteamento da ponte do Limão, que liga o bairro da Lapa a região da Casa Verde, a avenida Ordem e Progresso seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas ainda no final deste semestre.  As sete antigas vigas, de 1,75 metro de altura, estão sendo substituídas por 13 vigas novas com 1,05 metro, que possibilitarao uma ampliação de 70 centímetros do vão livre sob a ponte, o que irá evitar o albarroamento de caminhões com cargas ou carrocerias altas. 
  O prefeito Gilberto Kassab, acompanhando da subprefeita Soninha Francine (Lapa) e do subprefeito Walter Abrahão Filho (Casa Verde) vistoriaram na quinta-feira (26) as obras de substituição das antigas vigas e recuperação estrutural dos pilares de sustentação, ampliando a capacidade de absorção de cargas.  "Esta obra faz parte do nosso plano de recuperação e manutenção de todos os equipamentos públicos da cidade. A ponte do Limão está passando por manutenção e transformação, com o aumento do vão, o que vai melhorar a circulação dos caminhões. Além desta, todas as demais pontes nas Marginais e fora delas serão recuperadas", disse o prefeito.                                                                                                                  Paralelamente, estão sendo executadas obras de reforço e recuperação estrutural de 16 pilares. Com isso, a recuperação estrutural dos pilares de sustentação ampliará a capacidade de absorção de cargas da estrutura. Construída entre 1949 e 1953 sobre o rio Tietê, a ponte do Limão foi à primeira estrutura de concreto a ter seus pilares assentados dentro do rio.
   A obra é executada pela Superintendência de Obras Viárias da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura Urbana e Obras (Siurb) e foi iniciada em março de 2008. A intervenção faz parte do plano de recuperação e manutenção de todas pontes ao longo da Marginal do Tietê. Entre 23h e e 5h a CET interdita as faixas sobre e sob a ponte no sentido centro/bairro e das pistas da Marginal Tietê sentido à Rodovia Dutra. As interdições serão feitas alternadamente, em duas faixas de cada vez.
  Serão colocadas 13 novas vigas de concreto em substituição às sete antigas. Cada nova viga tem 18,85 metros de comprimento, 1,05 metro de altura e aproximadamente 60 centímetros de largura. Paralelamente, estão sendo executadas obras de reforço e recuperação estrutural de 16 pilares. Construída entre 1949 e 1953 sobre o rio Tietê, a ponte do Limão foi a primeira estrutura de concreto a ter seus pilares assentados dentro  do rio.

 Outras pontes serão reformada na cidade

  Segundo Edward Zeppo, superintendente de Obras Viárias da SIURB, já estão licitadas obras para a recuperação das pontes da Freguesia do Ó, Zona Norte; Cidade Jardim, Zona Oeste; e da ponte sobre as avenidas Santo Amaro e dos Bandeirantes, Zona Sul.