Zeladoria de Praças embeleza áreas verdes e gera empregos

O projeto Zeladores de Praças tem parceria com dez subprefeituras e reúne 280 trabalhadores capacitados para cuidar da vegetação, fazer reparos, melhorar o visual paisagístico e dar condições de uso a 154 praças e áreas verdes.

 As secretarias municipais do Trabalho e do Verde e do Meio Ambiente, em parceria com dez subprefeituras, implantaram o projeto Zeladores de Praças. São 280 trabalhadores capacitados para cuidar da vegetação, fazer pequenos reparos, melhorar o visual paisagístico e dar condições regulares de uso a 154 praças e áreas verdes na Cidade.

 A criação do programa foi resultado de uma pesquisa da Prefeitura de São Paulo, que identificou que a falta de conservação de áreas públicas afasta moradores da Cidade, motiva a depredação de equipamentos públicos e pode transformar esses locais em depósitos de lixo.

 Além da melhoria da estética e da conservação da área verde, o programa tem como objetivo principal a capacitação de pessoas que perderam o emprego. Com conhecimentos e habilidades profissionais, obtém-se maiores possibilidades de acesso ao mercado de trabalho, além de melhor qualidade de vida.

 Os "zeladores de praças" estão presentes nas subprefeituras do Butantã (15 locais beneficiados, entre praças, áreas e canteiros), Campo Limpo (oito praças), Cidade Tiradentes (33 áreas beneficiadas, entre ecopontos, ruas, avenidas e praças), Freguesia do Ó (cinco áreas, entre largo e praças), Lapa (seis praças), M´Boi Mirim (29 áreas, entre canteiros centrais e praças); Perus (19 áreas, entre praças, CDC, canteiros laterais e ecoponto), Pirituba/Jaraguá (sete áreas, entre praças e canteiro lateral), São Mateus (21 praças) e Sé (11 áreas, entre praças e túnel).

 Todos ex-desempregados que freqüentaram curso de jardinagem, os zeladores recebem um auxílio mensal de R$ 488,25, por meio da Operação Trabalho, o programa que oferece qualificação profissional para desempregados com baixa escolaridade, por meio de parcerias do poder público municipal com a sociedade civil.