Resultado da eleição do CADES

Ata da I Conferência do Conselho Regional de Meio Ambiente,
Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz

  Aos quinze dias do mês de março de 2009, às 9 horas, foi dado o início ao credenciamento dos inscritos para participar da I Conferência do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, realizada no Tendal da Lapa à Rua Guaicurus, 1000 -Lapa. O credenciamento ficou sob responsabilidade de membros da Comissão Eleitoral: Ana Luiza Frangipani, Ana Paula Silva Damasceno, Rute Cremonini de Melo, Verônica de Souza Lima e Susana Inês Basualdo, que se revezaram para atender aos participantes. Cada credenciado recebia uma senha para facilitar o processo de votação e os participantes eram orientados a conhecer o perfil dos candidatos pela leitura das Cartas de Intenção expostas no mural à entrada do local dos trabalhos.

  Os membros das Comissões e representantes da Subprefeitura Lapa e de SVMA, coordenados por Celso Goldenberg, Rafael Leite Ferreira, Helena Magozo, Mary Dias L. de Castro e Ana Estrella L. R. Vargas, organizaram uma mesa com frutas, sucos e café, onde os participantes colocavam seus lanches para dividir com os presentes.

  O credenciamento transcorreu sem maiores incidentes, as únicas ocorrências registradas foram: três pessoas que haviam encaminhado sua ficha ao endereço eletrônico constante no 1º Edital e pessoas que não haviam feito inscrição antecipada. A Comissão Eleitoral registrou os participantes que se inscreveram no outro e-mail e solicitou que apresentassem o comprovante da inscrição. Quanto aos que não tinham inscrição, orientou que participassem como ouvintes.

  Por volta de 9h30 iniciaram-se as atividades da Conferência após uma apresentação musical do Quinteto de Cordas Inabissarsi Di Nettare. Logo em seguida formou-se a Mesa de Abertura com a palavra do secretário Municipal do Verde e do Meio Ambiente Eduardo Jorge e da subprefeita da Lapa. Soninha Francine. Abertos os trabalhos procedeu-se à leitura e aprovação do regimento pela plenária.

A plenária aprovou o regimento com as seguintes alterações:

1 – Referente à identificação dos componentes da comissão organizadora e eleitoral, do seguimento comunidade local, deverá ser retirada a informação que os identifica como representantes de organizações, permanecendo apenas o nome e o RG.

2 – Referente ao Art 10, § 1º, o horário para o credenciamento foi alterado de 9h às 11h para 9h às 15h, ficando anulado, em conseqüência o §2º.

  Conforme proposto no Regimento Interno, o credenciamento dos participantes foi encerrado às 11 horas com 119 credenciados, enquanto a plenária, composta pelos credenciados, analisava o regimento da conferência. Com a aprovação por aclamação da alteração do horário, o credenciamento foi reaberto às 11h35, a partir do número 120. A atividade a seguir foi uma Palestra sobre Indicadores Ambientais com a geóloga Patrícia Marra Sepe, que se iniciou às 11h40 horas.

  Com atraso, a apresentação dos candidatos iniciou por volta de 12h20, sendo chamados por ordem alfabética, para fazer sua apresentação em 3 minutos. Os três candidatos que não se encontravam no local no momento da apresentação foram chamados novamente, apenas um estava presente, mas  todos os candidatos inscritos tiveram oportunidade de manifestar-se.

   Por volta de 13h05 os presentes foram convidados a acompanhar a apresentação dos grupos “Baque Bolado”, “Afro Brothers”, “Sabatina” e “Oz academia aérea”, enquanto se faziam os últimos preparativos para a votação. Esta teve início às 13h10, após o Presidente da Comissão Eleitoral, Sr. Celso Goldenberg oferecer as orientações e esclarecimentos sobre o processo: seriam chamados para votar, inicialmente, as pessoas com necessidades especiais, idosas e/ou com crianças de colo. A sistemática utilizada para agilizar o processo seria chamar os participantes por ordem de inscrição, que sentariam em 10 cadeiras posicionadas próximas à urna, onde, após conferência por membros da comissão da identidade do participante na lista de inscritos, seria entregue a cédula que cada um preencheria e depositaria na urna.

  A votação teve que ser interrompida logo nos primeiros votantes, por ter sido detectada falha em algumas cédulas, que ao serem confeccionadas cortaram o ultimo nome de candidato, a Sra. Yara Cunha Costa, nas cédulas com seu nome também constava um “da” inexistente entre os sobrenomes. Foi necessário fazer uma pausa na votação para anular as cédulas erradas e corrigir e assinar as demais.

  Tendo sido resolvido este problema, a votação reiniciou, transcorrendo normalmente sem interrupções. Às 15h10 foi encerrado o credenciamento e procederam à votação os que ainda se encontravam na fila.

  Para dar início à apuração, por volta de 15h20, o Presidente da Comissão Eleitoral, Sr. Celso Goldenberg apresentou aos presentes a sistemática de apuração: foram impressas planilhas com a relação de candidatos, para que três membros da comissão (Ana Paula Silva Damasceno, Rute Cremonini de Melo e Susana Inês Basualdo) possam registrar os votos em mesa colocada no placo do evento, lidos em voz alta, um a um, pelo presidente da comissão. Também foram colocadas a disposição dos presentes, planilhas para acompanhamento da contagem. A urna foi aberta em presença de todos e acompanhamento de dois fiscais de candidatos: Francisco Alves da Silva e Sidney Scarazzati de Oliveira, que acompanharam todo o processo de contagem. Por motivos de necessidade de abrir mais uma planilha para marcar os votos, foi necessário fazer uma breve pausa na apuração, durante a qual o presidente da Comissão Eleitoral, Sr. Celso Goldenberg consultou a plenária sobre se diante da possibilidade de ocorrerem eventuais diferenças entre a contagem das mesárias poderia haver alguma margem de tolerância e considerar como correto o menor valor. Foi consenso, entre os presentes, que seria tolerada uma diferença de até 3 votos entre os resultados apresentados pelas mesárias.

Às 16h30 foi encerrada a apuração e divulgado o resultado. Os oito candidatos mais votados foram eleitos conselheiros. Abaixo o resultado pela ordem de maior votação:


1º   REINALDO HOLDSCHIP  -  163 VOTOS
2º   ROS MARI ZENHA  - 158 VOTOS
3º   MARIA OLÍVIA MENDONÇA PRATA  - 122 VOTOS
4º   MARGARIDA MARIA RUIVO – 113 VOTOS
5º   ARMANDO FERREIRA INGLES JUNIOR –  105 VOTOS
6º   MUZULMEIRE GARCIA MATOS – 102 VOTOS
7º   MARIA LAURA FOGAÇA ZEI –  98 VOTOS
8º   YARA CUNHA COSTA –   93 VOTOS

Suplentes

1º   FRANCISCO ANTONIO DE OLIVEIRA NETO –  88 VOTOS
2º   KATIA MARIA DA SILVA HAWRYSZ –  88 VOTOS
3º   GILMAR CICERO ALTAMIIRANO –  77 VOTOS
4º   JOSÉ ROBERTO ANDRADE AMARAL – 70 VOTOS
5º   ALBANO FAUSTINO JUNIOR –  28 VOTOS
6º   MARIA TERESA LANDUCCI ROSSIGALLI – 28 VOTOS
7º   MARCELO ESTRAVIZ RODRIGUES   – 25 VOTOS
8º   LUCIANA INES CAMPELLO PAES –  25 VOTOS

  Pelo adiantado da hora e por haver uma diferença grande entre o oitavo colocado e o nono, houve consenso da plenária que a comissão eleitoral divulgará ainda esta semana os nomes dos oito suplentes. Foi deliberado, também, que a ata e o resultado seriam publicados no Diário Oficial da Cidade até quarta-feira dia 18/03, cabendo recurso até 20/03.

  O evento foi encerrado às 16h45 com uma mensagem deixada pela subprefeita, Soninha Francine, que não pode estar presente até o final do evento, e que foi transmitida aos presentes por sua assessora Ana Estrella L. R. Vargas.

  Nada mais havendo a ser tratado, foi dada por encerrada a “I Conferência do Conselho Regional de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz” e sua ata vai assinada por mim, secretária da reunião, Susana Inês Basualdo e demais membros das Comissões Organizadora e Eleitoral.