Força Tarefa interdita dois postos que vendiam combustível adulterado


 Na segunda-feira, dia 23, foi interditado o Auto Posto Portal do Jaguaré, que vendia combustível adulterado, burlava a fiscalização e enganava os consumidores, com a instalação de um tanque dentro do outro. A Secretaria de Controle Urbano, integrantes da Comissão Integrada de Fiscalização (CIF), técnicos da Petrobrás Distribuidora, Polícia Científica, Polícia Fazendária, Agência Nacional do Petróleo (ANP), Departamento de Controle do Uso de Imóveis (Contru), Guarda Civil Metropolitana (GCM) e fiscais da Subprefeitura Lapa retornaram, na última segunda-feira (23/03), ao Auto Posto Portal do Jaguaré, em continuidade à ação de interdição ocorrida no último sábado (21/03).

 Localizado na rua Jaguaré 1.112, no bairro do Jaguaré, e com bandeira Petrobrás, o posto burlava a fiscalização e enganava os consumidores com um mecanismo que consiste na instalação de um tanque dentro do outro.

 Os donos do posto instalaram no interior do tanque maior um minitanque, também conhecido como "caneta" ou "tubo de ensaio", que continha combustível de acordo com as especificações da ANP. Desse minitanque era retirado o combustível para a análise da fiscalização. Mas era o combustível adulterado, estocado no restante do tanque maior, que era vendido aos consumidores.

 Esse minitanque tem aproximadamente seis metros de profundidade e nele cabem cerca de 20 litros de combustível. Por causa desse mecanismo, sempre que chegava, a fiscalização não conseguia detectar o combustível adulterado e o posto não podia ser interditado.

 Esse posto havia sido interditado no sábado, mas nesta segunda-feira a equipe de fiscalização retornou ao local para perfurar o solo. Durante o processo de perfuração, foi descoberta também uma válvula reversora que ora transfere o combustível adulterado, ora o combustível dentro das especificações, evitando a detecção da irregularidade quando as amostras são retiradas diretamente das bombas. No combustível analisado foi encontrado 47% de solvente misturado ao combustível.

 A Secretaria de Controle Urbano solicitou a presença da Petrobrás ao local para que constatasse a irregularidade e tomasse providências contra os donos e responsáveis pelo posto. A distribuidora cancelará o contrato de fornecimento de combustível. O posto continuará interditado, sem possibilidade de recurso, e cada órgão participante da operação, de acordo com suas competências, tomará as medidas legais para que tal fato não volte a ocorrer.

 O gerente do posto foi preso em flagrante. Para garantir a interdição, a Subprefeitura Lapa instalou malotões e uma viatura da GCM guardará o local. Está prevista a retirada do tanque, mas ainda não há uma data definida para a operação.

 Outro posto interditado pela Secretaria de Controle Urbano neste fim de semana foi o Auto Posto Só Felicidade. Localizado na rua Anhangüera, 650, esquina com a avenida Norma, na Barra Funda, na região da Subprefeitura da Sé, o posto era de "bandeira branca", ou seja, sem marca.

 A fiscalização constatou 56% de solvente na mistura do combustível comercializado. O gerente do estabelecimento foi levado à delegacia para prestar esclarecimentos. Esse posto também foi interditado com malotões.

 Desde 2007, quando a Força Tarefa Contra o Combustível Adulterado foi desencadeada, mais de dois mil postos foram fiscalizados e mais de 300 interditados. Atualmente, mais de 150 postos permanecem interditados na Cidade.