Comemoração do 431° aniversário da Lapa terá diversas atrações

A comemoração do aniversário da Lapa terá diversas atrações. O evento vai de 9 até 23 de outubro.

Moradores da Lapa, celebram na terça-feira, 12 de outubro, o 431° aniversário do bairro situado na Zona Oeste de São Paulo.

Todos os anos, a tradicional festa reúne centenas de pessoas. O evento é passagem obrigatória para quem aprecia a característica cultural da região.

No entanto , neste ano, em prevenção a Covid-19, a programação foi alterada.

A principal mudança é que não haverá palco no evento, de modo a evitar aglomeração de pessoas.

Apesar disso, até o próximo dia 23, a comemoração do aniversário da Lapa terá diversas atrações. A partir de sábado (9), até o dia 23, das 9h às 17h, ocorrerá a feira dos artesãos.

Já no sábado (16), a programação segue das 10h às 17h, e contará conta com SEBRAE, Feira de Vacinação para humanos e pets, van com atendimento odontológico, espetáculos de palhaços e perna de pau. Haverá também apresentações da GCM, banda Coral e Canil, Van LGBTQIA+, além de apresentações culturais.

No período de 18 a 22 de outubro, o Cate Móvel e ADE SAMPA estarão presentes para atendimento aos empreendedores.

O evento ocorre com entrada gratuita na Rua Doze de Outubro, entre as ruas Clemente Álvares e Cincinato Pamponet, no bairro da Lapa. A estimativa é de 250 pessoas estejam presentes nas atrações.

HISTÓRIA DO BAIRRO

Tudo começou em 1581, quando os jesuítas receberam uma sesmaria junto ao Rio Emboaçava, atualmente conhecido como Rio Pinheiros.

Entre os imóveis da então denominada paragem do Emboaçava, a partir dos meados do século XVIII destacou-se a "fazendinha da Lapa".

Em 1743 os jesuítas deixaram a região e em 1765, toda a paragem de Emboaçava continha apenas 5 casas com 31 habitantes.

Por volta do século XIX, a qualidade dos barros nas margens do Rio Pinheiros favoreceu o desenvolvimento de algumas olarias e o crescimento do povoado. Com isso, a urbanização industrial foi reforçada.

Na metade do século passado, a Lapa designou elementos que a tornou como bairro urbano da cidade de São Paulo. Assim, pequenas propriedades rurais foram loteadas, o que acabou contribuindo para o crescimento da massa de imigrantes.

Assim sendo, uma estrada de ferro ligando Santos a Jundiaí, foi inaugurada em 1867.

A ferrovia incentivou o surgimento das primeiras das primeiras indústrias da região, como a Vidraria Santa Marina e o Frigorífico Amour. Elas se beneficiaram da proximidade com o rio Tietê, multiplicando-se nas três décadas de 1930, as indústrias começaram a se expandir em direção a outras áreas, mais especificamente para a Vila Leopoldina (onde concentrou grandes indústrias, principalmente do ramo metalúrgico), Vila Hamburguesa e Anastácio.

Se num primeiro momento a ferrovia contribuiu para a implantação de indústrias na Lapa, nas décadas de 50 e 60, essa foi acelerada com a construção das marginais dos rios Pinheiros e Tietê e das rodovias.

A "Lapa de Baixo" foi o local escolhido para fixar residência pelos funcionários transferidos, o que veio a incrementar o pequeno comércio local. Após dois ou três anos da instalação das oficinas, foram surgindo algumas casas na Lapa; umas de aparência importante, de propriedade dos mestres das oficinas, escriturários categorizados, e outras, pequenas, de propriedade de maquinistas, chefes de trens e raras de operários.

Com a chegada dos bondes que vinham do centro até a rua Guaicurus, desenvolveu-se o comércio na "Lapa de Cima". Em 1908 fundou-se a Cooperativa dos Operários da Ferrovia na rua 12 de Outubro. Mas é na década de 20 que o comércio tomou impulso nas ruas Dr. Cincinato Pomponet, 12 de Outubro e adjacências.

Sendo pólo urbano de ligação entre os bairros e municípios da Zona Oeste, a Lapa viu crescer um comércio que se tornou um dos mais importantes da cidade. A partir de 1943, com a inauguração da rodovia Anhanguera, o bairro sofreu grandes transformações, acelerando-se novamente o crescimento comercial. Em 1954 foi criado o Mercado Municipal no mesmo local onde se realizava a maior feira livre da capital. Em 1966 surgiu o CEASA - Atual CEAGESP - na Vila Leopoldina e, em 1968, foi inaugurado na Rua Catão o segundo Shopping Center do município.

O crescimento do bairro da Lapa nos últimos 50 anos garantiu inúmeras melhorias. A implantação do Terminal Intermodal da Barra Funda, por exemplo, deu ao bairro um novo impulso, trazendo junto consigo a implantação de equipamentos de abrangência metropolitana como, por exemplo, o Memorial da América Latina e a instalação de grandes shopping centers e universidades.

Programação sujeita a alterações.